16 de dezembro de 2022

Longe da lousa e do giz e perto das telas e pincéis

Por José Carlos Sá

Tenho uma grande admiração por professores que se utilizam de vários métodos pedagógicos para transmitir aos alunos o conteúdo de suas disciplinas longe da lousa e do giz. Exemplos são vistos – infelizmente não muitos – e alguns são até premiados, que usando muita imaginação e os recursos disponíveis, levam as aulas para outra dimensão e, garanto, serão inesquecíveis aos pupilos.

Meyer Filho teria gostado da homenagem (Fotos PMP/Divulgação)

Era para escrever sobre este assunto há muito e fui deixando para depois, até que esta semana recebi um release da Prefeitura de Palhoça, aqui na Grande Florianópolis, dando conta que o professor de arte Jacques Galheigo levou os alunos do 4º ano da EBM Luiza Vieira Liberato a conhecer e viver a criação do multi-artista Meyer Filho, cujo centenário de nascimento aconteceu em 2019. Várias iniciativas, das quais participei de algumas até como colaborador, estão sendo feitas há algum tempo.

A imaginação dos jovens complementa o ideário de Meyer Filho (Fotos PMP/Divulgação)

O professor Jacques orientou aos alunos fazerem uma pesquisa sobre a vida e obra do polivalente Meyer Filho. Ao final, ele consideriu o resultado dos trabalhos muito bom e propôs que as crianças  reproduzissem alguns dos desenhos do pintor no muro da escola. Foram escolhidos os galos multicoloridos, que são a marca registrada do artista.

Os galos multicoloridos são a marca registrada do artista catarinense (Fotos PMP/Divulgação)

Colorir os galos é um ato de co-criação (Fotos PMP/Divulgação)

Como admirador do Meyer Filho e das iniciatrivas pedagógicas participativas, fiquei feliz com o resultado esperando que o exemplo inspire outros educadores em temas diversos.

P.S. O professor Jacques Galheigo é natural de Florianópolis, formado em Arte da Educação pela UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina), recebeu o prêmio do Salão de Artes de Itajaí em 1992 e Menção Honrosa no 1º Salão de Artes Plásticas Contemporâneas de Blumenau em 1992, entre outras participações em expoosições de arte.

Tags

Meyer Filho Prefeitura de Palhoça professor Jacques Galheigo Professores 

Compartilhar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*