09 de outubro de 2022

Duas exposições centenárias

Por José Carlos Sá

Um alinhamento planetário fez com que coincidissem no mesmo espaço-tempo a exibição das obras de dois artista plásticos diametralmente opostos. Não na forma de expressão, mas no reconhecimento ao trabalho de cada um. De um lado a gravurista e escritora polonesa radicada no Brasil Fayga Ostrower (1920 – 2001) e de outro, o catarinense Ernesto Meyer Filho (1919 – 1991). A Marcela e eu tivemos o privilégio de visitar as duas mostras.

Tomei conhecimento mais profundo sobre Fayga Ostrower no curso de Jornalismo, na disciplina Técnicas de Jornalismo – Crítica às Artes Plásticas. Ela foi um dos temas da palestra que foi proferida para nossa turma pela também artista plástica mineira e professora Yara Tupynambá. Fayga estava no auge da carreira então, no início da década de 1980.

Já Ernesto Meyer Filho, ou simplesmente Meyer Filho, vim a conhecê-lo quando nos mudamos para Santa Catarina. Li nos jornais que estavam preparando para as comemorações do centenário de nascimento dele, que deveria ter acontecido em 2019, mas a pandemia atrapalhou.

Como escrevi antes, um alinhamento planetário veio a reuní-los no MASC – Museu de Arte de Santa Catarina em galerias contíguas e o destino permitiu que a Marcela e eu fossemos visitar a mostra e constatar a qualidade do trabalha dos dois artistas, cada um se expressando à sua maneira.

Outra opinião que usei no texto acima foi quanto a oposição de Fayga e Meyer no que diz respeito ao reconhecimento público. Uma teve seu trabalho reconhecido logo no início da carreira, enquanto o outro passou a  vida lutando para que os seus conterrâneos o respeitassem como artista.

A arte de Fayga Ostrower:

Mulheres da favela, 1952 – Água-forte, águatinta e relevo sobre papel (Foto JCarlos)

[Paisagem], 1947 – Desenho a carvão (Foto JCarlos)

8413, 1984 – Serigrafia sobre papel (Foto JCarlos)

8517, 1985 – Litografia sobre papel (Foto JCarlos)

Floração, 1999 – Aquarela sobre papel (Foto JCarlos)

Uma visão geral das gravuras de Fayga (Foto JCarlos)

Matrizes em metal para gravuras (Foto JCarlos)

O mundo onírico de Meyer Filho:

O mundo do artista – Montagem Meyer Filho (Foto JCarlos)

A obra de Meyer Filho foi realizada sobre vários suportes (Foto JCarlos)

Escultura ‘Galo’, 1952 (Foto JCarlos)

Tapeçaria, 1975 (Foto JCarlos)

O monstro, 1963 (Foto JCarlos)

Charge n° 10, 1954 – Maquete montada utilizando parte do desenho (Foto JCarlos)

Seção com a produção erótica do artista (Foto JCarlos)

Figuras do Boi-de-Mamão, um dos primeiros trabalhos de Meyer Filho (Foto JCarlos)

Os galos foram figuras onipresentes na obra do catarinense – O Galo, 1978-1979 (Foto JCarlos)

SERVIÇO:

O quê: Exposição “Centenário de Fayga Ostrower”
Curadoria: Susana Bianchini e Maria Helena Rosa Barbosa
Visitação: até 22 de janeiro de 2023. De terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
Local: Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) – Florianópolis (SC)
Entrada gratuita

O quê: Exposição “Arquivos Implacáveis de Meyer Filho”
Visitação: até 22 e janeiro de 2023. De terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
Local: Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) – Florianópolis (SC)
Entrada gratuita

Tags

Fayga Ostrower MASC Meyer Filho Yara Tupynambá 

Compartilhar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*