08 de janeiro de 2025

Roleta russa com capacete

Por José Carlos Sá

Quem pratica roleta russa* com um revólver de tambor para seis balas, sabe que a chance de dar um tiro na própria cabeça ao acionar o gatilho é de uma em seis ou de 17%, como queira. A chance de se dar mal mexendo com a polícia, porém é bem maior, em torno de 98%, por aí.

O comédia colocou um capacete “emprestado” e fez um desafiou os policiais. Era de araque (Ilustra desendo sobre frames Instagram/Fotor)

O bom senso e a história mostram que bulir com coisas ligadas às polícias – qualquer uma delas – é muito perigoso e a imprensa está repleta de casos de chacinas acontecidas, coincidentemente, após a morte de um agente das forças de segurança. Os colegas dele se acham no sagrado dever de lavar a honra da instituição com sangue. Muito sangue.

Essa divagação foi inspirada em uma matéria, exibida na tevê, sobre um homem que fez um vídeo usando um capacete da PM de São Paulo e fazendo o seguinte desafio: “Devolve a moto que nóis devolve o cap [capacete], Stive [gíria utilizada para se referir a policiais]”.

Era brincadeira. O maluco pegou o capacete do tio dele, que é policial da Rocam (Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas), sem autorização, gravou o vídeo e mandou em um grupo de amigos pelo whatsapp. 

Foi a mesma coisa que participar de uma roleta russa, pois o vídeo vazou e ganhou o mundo pela internet. A repercussão foi imediata. Setores da polícia e simpatizantes exigiam uma reação “enérgica” por parte das forças de segurança e pediam a cabeça do cara. Por outro lado, quem não gosta da polícia apoiava o suicida, dizendo que aquilo era uma humilhação para os policiais.

Um novo vídeo foi divulgado com o cara pedindo desculpas, mas não sei conseguiu aplacar a onda de fúria que ele provocou com o desafio, mesmo que de brincadeira. 

É aquela história. O malandro foi cutucar a barriga da onça com palito de dente.

* Roleta russa – “Jogo suicida que consiste em deixar uma única bala no tambor de um revólver, posicionar esta arma contra si próprio ou contra outra pessoa, apertar o gatilho sem saber se a bala será disparada ou não” (Definição do Dicio – Dicionário Online de Português).

[Crônica V/2024]

Tags

PMSP Polícia Militar Rocam Roleta russa 

Compartilhar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*