A vizinha cidade de Biguaçu completa hoje (17), 190 anos de emancipação política. Recebi a encomenda de um material jornalístico sobre a cidade e nos últimos dias me dediquei aos contatos e pesquisas para escrever uma “ampla reportagem” que o jornal ND publicou na edição desta quarta-feira. Links aqui e aqui.
Para mim foi uma viagem de descobertas, pois não conhecia praticamente nada sobre a cidade. Sabia alguma coisa sobre a antiga Freguesia de São Miguel Arcanjo da Terra Firme, local onde foram assentados os povoadores que vieram do Arquipélogo dos Açores e da Ilha da Madeira para garantir para Portugal a posse destas terras, no distante ano de 1750.
O texto se prendeu à atualidade, naquilo que interessa aos moradores do município, ações da prefeitura e perspectivas futuras com uma situação nova para toda a região da Grande Florianópolis. A grande expectativa é para a inauguração do Contorno Viário, uma via de 50 quilômetros, que vai retirar o tráfego pesado de caminhões e carretas da BR-101, entre as cidades de Governador Celso Ramos e Palhoça, facilitando a vida de todo mundo. A obra começou em 2008 e deveria ter sido concluída e entregue em 2012 e está prometida para dezembro deste ano. Daí que a esperança é grande.

Os quatro arcos que restaram do aqueduto. Para construir a rodovia BR-101 na década de 1960, a estrutura foi demolida (Foto JCarlos)
Na pesquisa histórica fiquei encasquetado com a pouca informação disponível sobre o Aqueduto – ou o que restou dele – existente no Balneário São Miguel, uma das três edificações que sobraram da Freguesia a que me referi mais acima. As outras duas são o sobrado da família Ramalho, que hoje é ocupado pelo Museu Etnográfico Casa dos Açores, construído em 1865; e a igreja de São Miguel com o cemitério anexo, uma obra de 1751.
Encontrei poucas e esparsas informações sobre o aqueduto, que já é tombado pelo Iphan. Mas não desisti, espero que em breve contarei a vocês o que descobrir.
* O Biguaçu do título é o nome do rio que banha e que emprestou a denominação à cidade. O significado da palavra “biguaçu” tem três explicações: 1 – O nome do pássaro biguá (Nannopterum brasilianum), que é muito comum na região, + grande, ‘açu’em tupi guarani; 2 – Ou “Guambýgoasu”, que significa ‘cerca grande de pau’, também em guarani; ou ainda o nome de uma árvore, a Baguaçu (Talauma ovata) que é semelhante ao jambolão (ou araticum). Enfim, ninguém sabe com certeza…