Às vésperas de completar 81 anos, o açogueiro e encadernador de livros – entre outras atividades que exerceu – aposentado, mestre em cultura popular, Oraldo José Ventura tem seus trabalhos expostos na Sala José Cipriano da Silva na Galeria de Arte do Mercado Público até o dia 5 de maio, próxima sexta-feira. No dia em que visitei a exposição, o artista não estava lá, no entanto ao ver a sua foto me lembrei de que já o havia encontrado antes. Foi no dia do cortejo do 21º Encontro de Terno de Reis, dia 6 de janeiro, no centro de Florianópolis. Ele era um dos sanfoneiros que animavam o evento.
São réplicas de casarões, casinhas, engenho de farinha, barcos, veículos automotores ou de tração animal, além da igreja da Trindade. Todas maquetes fazem parte da história péssoal do autor. A mostra denominada Arquitetando a Ilha reflete o que ficou na memórias de infância do artesão, que também é gaiteiro e anima as festas dos Terno de Rei, participando de grupos ligados à arte popular.
As maquetes são muito bem feitas e trazem detalhes que só a memória de quem viu o imóvel reproduzido guarda.
SERVIÇO
O quê: Exposição Arquitetando a Ilha
Onde: Sala José Cipriano da Silva na Galeria de Arte do Mercado Público
Quando: De segunda a sexta-feira, das 12 às 18h, até o dia 5 de maio.
Entrada gratuita

Casarão da Família Ventura – Rua Lauro Linhares – Bairro Trindade – “Não existe mais” (Foto JCarlos)

Casa do seu Amadeu Horn – Rua Frei Caneca, Pedra Grande – “Aqui foi fundado o Avai F. Clube – O Leão da Ilha – Em 01/09/1923” (Foto JCarlos)

Meios de transporte, em sentido horário: “Caminhão do meu pai”; carro de boi; “barco do meu irmão Vardeli”; aranha; e carreta de dois cavalos (Fotos JCarlos)