17 de março de 2022

Reacendendo os elos culturais

Por José Carlos Sá

Cartaz do II Festival do Caribe ao Madeira (Divulgação)

Já está praticamente tudo pronto para a realização do II Festival Do mar do Caribe à beira do Madeira, que acontece nos dias 24 a 27 de março, sempre a partir das 20h (horário de Rondônia, 21h horário de Brasília) sendo transmitido online pelo canal Cleide Blackman youtube.com/channel/UCzAlKYI0pY8ksJNDG4NRdWg

A iniciativa é da professora e escritora Cledenice Blackman. Segundo ela a ideia do festival surgiu “quando através da minha pesquisa consegui identificar as potencialidades na música, nas artes em geral e na culinária.  É um festival de artes integradas, que tomam no geral como referência para o momento criativo, essa nova historiografia por meio da memória, cultura e história, potencializando os descendentes das Antilhas Inglesas e os afro-indígenas regionais”. A mostra começou em 2019, tendo sido realizado com recursos da própria organizadora, com ajuda de familiares e apoio institucional do IFRO (Instituto Federal de Rondônia).

Já estão confirmadas as presenças de Marcelo Johnson, cantor e compositor; Andreia Siqueira, culinária; as pastoras do Grêmio Recreativo Escola de Samba Asfaltão; ator e poeta Mado; Selma Tavares, contadora de histórias; Junior Shockness, dançarino; Martha Braga, cantora; Wellington Vicente, repentista; Alice Poltronierie, poeta; GIG Schockness, grupo musical. Convidade especial Marcele Schgockness. A professora Adaldina Miranda atuará como Mestre de Cerimônia do Festival.

A professora Cledenice Blackman também se prepara para o lançamento de seu segundo livro “Do mar do Caribe à beira do Madeira II: A diáspora afro-antilhana para o Brasil”, que é a continuidade da pesquisa que ela fez sobre a comunidade afro-antilhana, agora sob o ponto de vista da Educação em Porto Velho desde 1910. A resenha sobre o primeiro livro está aqui.

Tags

Cledenice Blackman Festival do Mar do Caribe à beira do Madeira IFRO 

Compartilhar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*