09 de março de 2022

Encontrado navio que naufragou há mais de 100 anos

Por José Carlos Sá

Capa do livro que conta a aventura polar de Shackleton no Polo Sul (Reprodução)

 

Há quase um ano fiz a resenha sobre o livro A incrível viagem de Shackleton – A mais extraordinária aventura de todos os tempos, que publiquei na ‘editoria’ O que li no confinamento. É a história de um explorador que queria atravessar o Polo Sul em trenós puxados por cães. A expedição fracassou quando o navio em que estavam embarcados, o Endurance, ficou preso e  foi esmagado entre duas placas de gelo, naufragando algum tempo depois.

Os 27 tripulantes conseguiram sobreviver graças à determinação do chefe da jornada, Ernest Shackleton, que os conduziu até serem resgatados, sem perder uma só vida. A história dessa jornada é usada hoje nos treinamentos de lideranças. Em janeiro deste ano, foi celebrado o centenário da morte de Shackleton, que se preparava para mais uma exploração polar, quando morreu de um infarto, quando já estava nas proximidades do Polo Sul.

O convés do Endurance naufragado (Foto Falklands Maritime Heritage Trust / National Geographic PA)

Estou lembrando isso para dizer que o jornal britânico The Guardian, edição desta quarta-feira 9 de março, publica reportagem sobre o encontro do navio Endurance, 106 anos após o naufrágio. A  equipe da expedição Endurance 22, que saiu da África do Sul, encontrou o navio de Shackleton a 3.008 metros abaixo da superfície. A reportagem diz que a madeira do navio submerso foi “preservada pelas águas geladas e pela ausência de organismos xilófagos” (que comem madeira).

A popa do navio naufragado (Foto Falklands Maritime Heritage Trust / National Geographic PA)

Mensun Bound, diretor de exploração da expedição, informa que o navio está intacto e que “nada foi tocado no naufrágio. Nada recuperado. Ele foi pesquisado usando as ferramentas mais recentes e sua posição confirmada. É protegido pelo Tratado da Antártida. Nem queríamos mexer com isso.”

Tags

Endurance Ernest Shackleton Livros The Guardian 

Compartilhar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*