28 de maio de 2021

Do Universo à jabuticaba – O que li no confinamento

Por José Carlos Sá

O livro fala de tudo um pouco (Foto Divulgação)

O nome do livro já entrega o conteúdo: Toca em todos assunto, de religião a sexo; de música à mecânica do Universo; do cotidiano familiar à “filosofia” dos gatos e a arte de envelhecer. A um certo momento da obra, pensei em desistir da leitura. Estava muito chato, mas em toda minha vida de leitor (começada precocemente aos cinco anos), foram poucos livros dos quais eu desisti antes do final.

Quando entendi a miscelânea que o autor estava propondo, foi mais fácil aproveitar a salada de temas. Alguns meus conhecidos, outros totalmente estranhos. Rubem Alves é mineiro de Boa Esperança, cidade distante pouco mais de 700 quilômetros de Teófilo Otoni. A mãe dele contou a mesma estória que minha avó contou, daí o medo de gato – ele e eu. Escreve o autor: “Meu preconceito é sustentado por uma estória que minha mãe contava de um gato que havia matado um padre. Imagino que tal padre deveria odiar o dito gato, o que explicaria o gesto assassino do felino, unhas na carótida sagrada. Sei que o gato não teria feito o que fez se para tal não houvesse razões. ” Eu sei as razões, mas não vem ao caso.

Outra passagem interessante é no capítulo “Palhaçadas”: “[…] Com certa frequência, teólogos e mestres nas coisas da divindade fazem declarações surpreendentes. Há o caso de um teólogo inglês do século XVII, se não me engano, que afirmou que uma das provas da existência de Deus estava no fato de que, sempre que uma criança nasce, já existe uma mãe à sua espera. Essa feliz coincidência, ele concluía, só pode acontecer por obra de Deus.” E por aí vai.

O livro do Universo à Jabuticaba, do “pedagogo, poeta, cronista, contador de histórias, ensaísta, teólogo, acadêmico e psicanalista”, Rubem Alves, que li é da Editora Planeta do Brasil (3ª ed., São Paulo/2015).

Recomendo se tiver tempo para ler.

 

Tags

Boa Esperança Editora Planeta O que li no confinamento Rubem Alves Teófilo Otoni 

Compartilhar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*