02 de maio de 2021

Milagres da Natureza

Por José Carlos Sá

Maracujazeiro nascido a partir de sementes trituradas no liquidificador (Foto JCarlos)

Isso aqui eu chamo de mistério da natureza.

A Marcela fez suco de maracujá, batendo a polpa das frutas no liquidificador. Depois jogou as sementes trituradas no pé do muro.

Não só nasceu a planta como já dando frutos! Além do #jardimdamarcela também tem o #pomardamarcela …

O meu filho Guilherme explicou o que aconteceu: “É que o material que fica contido sob a casca sobreviveu e, já sem a dormência que acontece com a capa protetiva, conseguiu germinar com mais rapidez. Bom para as mamangavas, que poderão procurar as flores do pé de maracujá. Não se preocupem. As mamangavas são grandes, porém, não nos oferecem riscos”.

Lembrei de quando era criança em Teófilo Otoni, fui acompanhar mãe em uma visita a uma conhecida dela. A casa era no alto de uma ladeira, onde as águas servidas escorriam morro abaixo. Na casa da mulher havia um jirau sob a janela da cozinha, onde ela lavava as louças.

Chegando mais perto vi um pezinho de feijão e alguns grãos de feijão cozido. Perguntei à mãe: – Feijão cozido brota? Pois relacionei o pé de feijão e os grãos cozidos. Mãe respondeu que não, mas não me dei por convencido.

Ao voltarmos para casa peguei dois copos de vidro com algodão úmido no fundo e coloquei um grão de feijão cru em um copo e um cozido e outro, passando a acompanhar a experiência. Em poucos dias o feijão cru estava brotando e o cozido, mofado.

Foi meu primeiro passo para a Ciência!