12 de novembro de 2020

Repiquete da Covid em SC

Por José Carlos Sá

Santa Catarina teve um aumento de casos de Covid (Ilustra charge do Ricardo Manhães, na edição de hoje (12/11), no jornal ND.

“Repiquete”, para quem não conhece o termo amazônico, é quando a cota (nível das águas) de um rio sobe subitamente, devido às chuvas nas cabeceiras dos rios que formam uma bacia hidrográfica. No Sul, chamam de “cabeça d’água”.

Em todo estado de Santa Catarina houve um aumento drástico de casos de Covid-19. Especialistas atribuem esta “segunda onda” – antes que a primeira houvesse passado – às aglomerações em praias  e festas que ocorreram nos dois feriadões, o do dia de Nossa Senhora Aparecida (12/10) e de Finados (02/11).

O governador Carlos Moisés, agora afastado, afrouxou as regras do confinamento, sob pressão. Os prefeitos seguiram o mesmo caminho. Os números da SES (Secretaria de Estado da Saúde) mostram que Santa Catarina teve, na terça-feira, 10/11, a maior alta de casos desde o início da pandemia, acumulando 3.268 óbitos (média de 25 mortes em 24 horas) e mais de 2.711 casos novos, totalizando 283.252, desde março.

Tags

Amazônia COVID-19 governador Carlos Moisés da Silva Repiquete Santa Catarina 

Compartilhar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*