20 de março de 2018

Desaniversário do meu pai

Por José Carlos Sá

Hoje, 20 de março, seria aniversário do meu pai, se ele ainda estivesse vivo estaria completando 84 anos. José Carlos de Sá nasceu em Teófilo Otoni – MG, ficando órfão logo no parto. A irmã da minha avó pegou o menino e deu para uma família criar. São os Moreira quem considero meus avós paternos. Eram três irmãs e um irmão: Rosa, Zulmira, João Batista e Henriqueta – Vozinha, Mãinha, Zizinho e Rita, respectivamente.

José Carlos de Sá em dois momentos – Aos 20 anos e depois dos 40 (Acervo Fátima Aparecida de Sá)

Pai fazia trabalhos gerais em casa, catava e rachava lenha, buscava água no rio, fazia mandados. Começou a trabalhar na Estrada de Ferro Bahia e Minas aos 17 anos, indo depois para o Tiro de Guerra, em meio período. Na Ferrovia, passou de auxiliar de foguista (abastece a locomotiva com madeira) para o “escritório”, trabalhando por dezenas de anos no Setor de Pessoal, mesmo depois da extinção da EFBM e da transferência para Belo Horizonte, onde foi lotado na Viação Férrea Centro-Oeste (VFCO), também encampada pela Rede Ferroviária Federal. Fez curso e se transferiu para a Polícia Ferroviária, passando a ser o responsável pela segurança do complexo ferroviário de Divinópolis – MG.

Muito rígido, nós fomos criados em rédea curta. As vezes eu não conseguia entender algumas daquelas regras. Sei que o efeito produzido em meus irmãos e em mim foi o que somos hoje.

Obrigado pai.

José Carlos de Sá *20/03/1934 – + 09/01/2005