O professor e acadêmico Dante Ribeiro da Fonseca está lançando mais um livro de história regional, com um nome estranho: “In idem flumen*: as povoações do rio Madeira e a origem de Porto Velho (século XVIII ao XX)” . Desta vez o volume contêm três estudos, sendo dois pré-construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, que é considerado o marco inicial do aparecimento da cidade de Porto Velho. “1º. Estudo: A ocupação neocolonial do rio Madeira no século XIX; 2º. Estudo: A época das ubás e a época dos vapores: duas dinâmicas, dois povoados e para concluir o já conhecido; 3º. Estudo: Uma cidade à far-west: tradição e modernidade na origem de Porto Velho”.
O autor tem no Madeira o fio condutor de toda a história, destacando “a importância do rio Madeira como rio fronteiriço e as mudanças nas dinâmicas das povoações ocasionadas pela entrada das modernas tecnologias: a ferrovia e a navegação a vapor”, explica Dante.
Aquisições deste e de outros livros de autoria do professor Dante, podem ser encomendadas pelo endereço eletrônico livrosrondoniana@gmail.com
*In idem flumen = Ao mesmo rio