Fiquei estarrecido ao saber que o Brasil tem 3.387 autoridades com foro privilegiado. Estudo foi feito pela assessoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede/AM) e divulgado pelo saite O Antagonista na tarde desta quarta-feira (5/4). Cá para nós, é muita autoridade na condição de semi-deuses.
A lista do senador, porém, não inclui vereadores. Mas ninguém se lembrou de avisar este detalhe para o vereador Eduardo Paes, do PSB de Guajará-Mirim. O carro do vereador foi parado por uma patrulha da Polícia Militar, em Nova Mamoré, para vistoria de rotina. Os passageiros do veículo não se recusaram, mas o vereador, alegando “imunidade parlamentar”, impediu que a guarnição o revistasse. O vereador recebeu voz de prisão e foi levado para a delegacia, ouvido e liberado pelo plantonista, mas o processo não foi encerrado.
Restou ao parlamentar-mirim a chacota de seus munícipes.
P.S. Nas eleições de 2016, Eduardo Paes ficou como suplente e ascendeu ao cargo de vereador com a licença do titular Sérgio Bouez, que foi exercer interinamente o cargo de prefeito-tampão. Com o retorno de Bouez, Eduardo volta a ser “mortal”.