05 de julho de 2016

Coincidência ou História?

Por José Carlos Sá

Temer na China - Novembro de 2013 (Foto Sharing)

Temer na China – Novembro de 2013 (Foto Sharing)

Uma das primeiras notícias que ouvi (ou li) na manhã de hoje foi sobre o plano do presidente interino Michel Temer de viajar à China assim que terminar o enrosco do impeachment. Achei estranho a escolha deste destino, mesmo com a desculpa de ir vender aviões e carne aos chineses.

joc3a3o-goulart

Foto Arquivo AL SP

Me lembrei que há 55 anos, uma outra viagem à China deu pano para as mangas do ‘shen-i’*. O presidente era Jânio Quadros, que mandou o vice, João Goulart, à Ásia. Enquanto Jango era recepcionado por autoridades chinesas, entre elas Mao Tse Tung, o Brasil pegava fogo com a renúncia de Jânio. João Goulart não desembarcou no país, ficando no Uruguai até a coisa acalmar. O retorno dele ao Brasil e à presidência causou a crise que desembocou na revolução de 64.

Minha mania de fazer associações mentais automáticas é um perigo…

 

*Shen-i – é a roupa mais pesada tradicional dos chineses; era a “roupa de domingo” das pessoas comuns e o traje moderadamente formal de funcionários governamentais e intelectuais, apropriado tanto para os homens letrados quanto para guerreiros. Tem mangas volumosas