Participei do evento promovido pelo Conselho Empresarial do Turismo – Conetur, que reuniu autoridades, empresários dos setores ligados ao trade turístico – hotelaria, restaurantes, agências de viagens -, e convidados, para apresentar o Plano de Incentivo ao Turismo, para os polos de Porto Velho, Ouro Preto do Oeste, Pimenta Bueno e Guajará-Mirim. O ponto de encontro foi no Mercado Cultural, onde foi servido uma café da manhã regional, seguido por apresentações representativas da cultura local: Boi Bumbá, Carnaval e Quadrilha.
Devido à chuva forte que caiu durante toda a manhã de ontem (08, terça-feira), o city tour começou como um “photo tour” lá mesmo, dentro do Mercado Cultural. Anizinho Gorayeb fez uma apresentação do conjunto arquitetônico do entorno da praça Getúlio Vargas, com as particularidades de cada uma das edificações, como o próprio prédio do antigo Mercado Municipal, Palácio Presidente Vargas e o prédio da reitoria da Unir, além do obelisco erigido em comemoração ao centenário da Independência do Brasil, em 1922 “antes de existir a praça”, ressaltou Anísio.
Embarcamos no ônibus e fomos até a margem esquerda do rio Madeira, passando pela ponte e pela Vila do DNIT. Seguimos para a capela de Santo Antônio e Memorial “Marechal Rondon”, onde, além de visitarmos a exposição, recebemos o detalhe do Plano de Incentivo ao Turismo – Conetur 2016.
Estou torcendo para que agora Porto Velhos e os outros município envolvidos, realmente tenham um incremento no turismo. Pelo menos, o Conselho reúne todos os interessados. Ninguém pode mais colocar a culpa no governo ou na prefeitura.

Ranieri Coelho, presidente do Conselho (Foto JCarlos). Em cima Julio Olivar, superintendente de Turismo do Estado e Camila Canosa, coordenadora municipal de Turismo (Fotos Roseval Guzo/Condecom)