05 de março de 2016

Uma semana daquelas…

Por José Carlos Sá

Nem é agosto ainda e a bruxa já está solta (aliás o filme “A Bruxa” estreou em quase todo Brasil. Menos aqui!).

Era para ser assim

Era para ser assim

Na segunda-feira, 29, o diretor-geral do DER, Ezequiel Neiva, conta as novidades sobre o Espaço Alternativo: ao invés de concluir os “25%” que faltam para completar a obra, ele inventou de modificar o projeto, demolir o que estava quase feito e colocar uma passarela suspensa.

(Ilustra VipSeg)

(Ilustra VipSeg)

Na terça-feira foi a vez do prefeito de Candeias do Jamari, Francisco “Careca” Sobreira Soares, que demitiu a esposa dele do cargo de secretária Municipal de Saúde. A senhora Djeimi Cheurie é aquela que auto-sequestrou-se a si mesma no começo de janeiro. Refresque a memória aqui, onde também tem uma digressão sobre o termo “primeira dama”. O engraçado foi como o assunto foi noticiado: “Um mês após falso sequestro primeira-dama de Candeias é exonerada do cargo“, dando a impressão de um divórcio entre o casal.

Acampamento do MST (Foto Ilustrativa - CPT)

Acampamento do MST (Foto Ilustrativa – CPT)

Os trabalhadores rurais que residem em invasões de terras, digo, em acampamentos “provisórios” em terras alheias, passam a ter direito a energia elétrica. Pelo menos esta é a “recomendação” do MPF para a Ceron. A recomendação do MPF tem quase força de lei e vai regularizar uma situação ilegal. Isso foi na quarta-feira.

Surpresas na quinta-feira

Surpresas na quinta-feira

No dia 3, quinta-feira, a edição online da revista IstoÉ resolveu apagar uma fogueirinha com um balde de gasolina e publicou a matéria “A delação de Delcídio“. Alguns analistas chegaram a dizer que as revelações atribuídas ao senador tinham “abalado” o Planalto. Abalou, só um pouquinho. Aquilo foi uma dose do que viria.

Neste mesmo dia, aqui em Porto Velho, ficamos sabendo que o Espaço Alternativo, além de ter o projeto original modificado (viu acima?), ainda está com problema no Judiciário e na Prefeitura. A caveira de burro que estava enterrada na rua José Vieira Caúla foi exumada e inumada ali perto do aeroporto. Só pode!

Na coletiva, Lula ameaçou candidatar-se em 2018 (Foto André Penner/AP)

Na coletiva, Lula ameaçou candidatar-se em 2018 (Foto André Penner/AP)

Na sexta-feira, o japonês da PF não foi, mas os colegas dele bateram na porta do apartamento onde reside o ex-presidente Lula, em São Bernardo do Campo. Quando a notícia correu, o primeiro sentimento foi o da incredulidade. Quando se confirmou, o espanto foi geral, ao mesmo tempo em que se imaginava e se imagina aonde vai dar isso.

Esta foi a primeira semana de março, com as suas chuvas e enxurradas de lama.