13 de setembro de 2015

Agradecendo o milagre ao santo errado

Por José Carlos Sá

Chegou à redação desse brog, no sábado,  rilise do deputado Dr. Neidson (PT do B/Guajará-Mirim) agradecendo ao governador Confúcio Moura o atendimento ao nobre parlamentar de uma indicação para conserto da linha de energia dos municípios de Buritis e Cujubim. O governador deve ter recebido o agradecimento e guardado. Mas quem fez o milagre foi outro santo. Talvez o deputado tenha se confundido por estar no início de mandato e esse “quem é quem” às vezes é difícil de assimilar.

Quem está fazendo o serviço é a Ceron, que é da Eletrobras desde 2008, e aliás se chama Eletrobras Distribuição Rondônia. Outra coisa informada pelo texto é que os dois municípios estão “aptos a receberem a energia gerada pelo linhão”. Linhão não gera, apenas transmite a energia da geradora até o consumidor.

Aderindo ao senso comum, o deputado reclamou ao governador que “apesar de gerar mais de 3 mil megawatts de energia para o país, Rondônia paga a energia mais cara [do Brasil] e muitos municípios sequer tem o benefício de uma energia limpa e constante”. Na audiência pública que discutiu este assunto foi explicado que a tarifa de energia é estipulada pelo governo federal e que não há “nexo causal” entre geração e tarifa, mas o representante de Guajará-Mirim não prestigiou aquela sessão, realizada pelo deputado federal Expedito Netto, em 29 de maio.