27 de março de 2015

REVISÃO TARDIA

Por José Carlos Sá

No próximo dia 21 de abril, o ex-alferes Joaquim José da Silva Xavier, condenado a “morrer para sempre” e executado há 223 anos, terá outra chance. No Rio de Janeiro haverá a encenação de novo juri e, desta vez, o ex-militar, tropeiro e dentista, será absolvido do crime de conspirar contra a Coroa Portuguesa e tentar sonegar impostos. Não exatamente nesta ordem.

Após a sessão de julgamento sairá do Tribunal uma espécie de desfile pelas ruas do centro histórico da antiga capital da Colônia, com pessoas trajando roupas de época e cantando “Exaltação a Tiradentes“, um samba-enredo de 1949, da Império Serrano.

Uma das organizadoras do evento disse: “Vamos ‘desenforcar o Tiradentes'”. “Liberdade, ainda que à tardinha”, como diz o lema inscrito na bandeira de Minas Gerais, na tradução livre do Latim. (Ilustra Neli Neto)

Tags

21 de abril Coroa Portuguesa Libertas Quae Sera Tamen Minas Gerais Rio de Janeiro Tiradentes 

Compartilhar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*