09 de fevereiro de 2015

CLAREAMENTO

Por José Carlos Sá

Assistindo ao Amazon Sat, sintonizei bem na hora em que estava começando o programa “Estação Turismo”, mostrando o Museu “Casa Eduardo Ribeiro”, em Manaus. Eduardo Ribeiro, eu soube então, foi governador da Província do Amazonas em duas ocasiões,  confira a biografia dele.

A matéria foi feita como se o guia do museu estivesse nos conduzindo pelos diversos espaços do casarão. Este é mais um motivo é um motivo a mais para eu ir lá, vocês verão na transcrição abaixo.

“[…] Aqui é o gabinete principal da Casa, aqui nós temos o retrato de Eduardo Ribeiro. Aliás, uns retratos não tão realistas. É porque Eduardo Ribeiro, para quem não sabe, era um homem mulato e nos quadros ele é ambientado como se fosse um homem branco, coisa que ele não era.

Na verdade, nós encontramos a história do preconceito daquela época. Os quadros tentavam embranquiçar os mulatos na tentativa de deixá-los civilizados […]”

Não acredita? Acesse o linque aqui. (Reprodução Amazon Sat)

Tags

Amazon Sat Amazonas Manaus Museu Casa Eduardo Ribeiro Racismo Turismo 

Compartilhar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*