
Quando a burocracia falha, até o irreversível pode dar errado (Imagem gerada pelo assistente IAgo Copilot/Prompt JCarlos)
Desde que soube da falha na execução de uma sentenciada à morte no estado norte-americano do Tennessee, na semana passada, arquivei o assunto para me inteirar melhor depois. Hoje resolvi entender o que houve.
As notícias contam que a condenada, Christa Pike, recebeu duas doses letais de pentobarbital, substância que, em dose única, já seria suficiente para provocar a morte. Ainda assim, ela sobreviveu. Está em estado grave e, possivelmente, sofrerá sequelas cerebrais permanentes. Paradoxalmente, o mesmo Estado que tentou executá-la agora empenha seus recursos para mantê-la viva.
Reportagem do New York Times informa que as causas do fracasso da execução estão sendo investigadas. Na minha interpretação, o episódio esbarrou em algo que nós, brasileiros, conhecemos bem: falhas burocráticas e operacionais.
O funcionário responsável pela aplicação da injeção letal, para não dizer o carrasco, não possui formação médica, e as veias da ré seriam difíceis de localizar. Além disso, segundo o jornal, citando Joel Zivot, professor de anestesiologia da Emory University School of Medicine, “o fármaco administrado a Pike pode ter sido mal preparado, degradado ou até estar fora do prazo”.
Se algo semelhante acontecesse no Brasil, provavelmente pouca gente se surpreenderia. Estamos acostumados a ouvir relatos de procedimentos públicos que falham justamente onde deveriam funcionar com precisão.
Mas, no Tennessee, esta foi a segunda execução interrompida por problemas técnicos. O fato reforça um argumento recorrente dos críticos da pena de morte: quando não existe possibilidade de corrigir um erro irreversível, qualquer falha do sistema se torna ainda mais grave.
[Crônica CCXVIII/2026]
