15 de agosto de 2026

Não há nada que não possa piorar

Por José Carlos Sá

“Há males que vêm para o bem… mas a maioria vêm para o mal mesmo” (Imagem criada pelo assistente IAgo Copilot/Prompt e edição JCarlos)

Marcílio falava quase todos os dias com Celeste que Rafael — o filho deles, de 19 anos — não poderia continuar na vida de “nem-nem”: sem estudar, sem trabalhar, acordando na hora que quisesse, comendo quando bem entendesse e se comportando como um hóspede na casa dos pais.

— Não lava nem a colherinha que mistura o açúcar no café — reclamava o pai, sempre.

— Calma, Marcílio, o menino vai tomar jeito…

— Não sei quando. Acho que vou morrer sem ver essa mudança.

Os dias passaram e a única alteração no comportamento de Rafael foi ficar mais fora de casa do que trancado no quarto. Os pais viram isso como sinal positivo. A mãe, otimista, sugeriu que o filho estava procurando emprego e, por isso, ficava mais tempo na rua.

Foi pela vizinha que Celeste soube: Rafael estava namorando Laurinha, filha do síndico, e “ficam se pegando na escada”, acrescentou a informante, sem ser perguntada. Celeste guardou a notícia como mais um bom sinal, apesar do tom maldoso.

No domingo, fim de tarde, enquanto o casal assistia televisão, Laurinha entrou primeiro no apartamento, deu boa tarde sem se deter e foi direto para o quarto de Rafael. Logo atrás vinha o rapaz, puxando uma mala grande, pesada mesmo com rodinhas.

Celeste e Marcílio olharam para a “nora”, para o filho, para a mala e um para o outro, sem entender nada. O pai fez menção de se levantar para pedir explicações, mas a mulher gesticulou:

— Deixa, depois eu vejo o que é.

Só na segunda-feira souberam: Rafael havia chamado Laurinha para morar com ele em casa. O detalhe que não contou aos pais era que ela já estava grávida.

[Crônica XCIV/2026]

Tags

Gravidez indesejada Mandrião Pessimismo 

Compartilhar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*