08 de dezembro de 2025

A alma lavada na festa da Udesc

Por José Carlos Sá

No finzinho da tarde já estávamos à popstos esperando as atrações do aniversário da universidade estadual (Foto JCarlos)

No domingo, participamos das celebrações dos 60 anos de fundação da Udesc — Universidade do Estado de Santa Catarina — na bela Beira-Mar Norte de Florianópolis. Valeu a pena ficar em pé por três horas, entre fumaça de ervas e bafos de bebidas diversas.

A programação reuniu cantores, coral, músicos, DJ e apresentadoras, todos ligados à Udesc como professores, alunos, ex-alunos ou funcionários.

Madrigal e BigBand Udesc apresentando sucessos de Ney Matogrosso (Foto JCarlos)

Perdemos apenas o show de abertura com a Fanfarra da Ponte, que aqueceu o público. Em seguida, apresentou-se a BigBand Udesc, acompanhada pelo trio Grillo e Os Mosquitos, com música instrumental e composições próprias do terceto artrópode.

A partir da entrada do Madrigal Udesc, com acompanhamento da BigBand, o repertório passou a ser inteiramente baseado em músicas gravadas por Ney Matogrosso, homenageado junto com a universidade estadual.

Cantamos juntos os sucesso de Ney (Foto Marcela Ximenes)

Os cantores André Luiz, Bruna Nogueira, David Toledo, Elô Gonzaga, Gio Keiko e Kako de Oliveira interpretaram sucessos da voz de Ney, num dos pontos altos da festa. Foi lembrada até uma canção que eu não ouvia há décadas, lançada em 1973 pelos Secos & Molhados: “Mulher barriguda que vai ter menino / qual o destino que ele vai ter? / Haverá guerra, ainda? / Tomara que não…”

Na celebração dos 60 anos da Udesc, Ney Matogrosso emocionou 30 mil pessoas em Florianópolis (Foto Juliano Zanitelli/Divulgação)

Ney Matogrosso subiu ao palco e cantou para um público estimado em 30 mil pessoas. A observação da Marcela merece registro: — Ele está de traje civil!

A presença de Ney em cena é impressionante. Foi a primeira vez que o vi ao vivo, já que perdemos sua apresentação em São José, em abril passado, por estarmos viajando.

Como parte do show, Ney chamou de volta ao palco o cantor André Luiz, com quem gravou a música Simples Momento, de autoria do próprio André.

Voltamos para casa com a alma lavada, muito cansaço, mas sorrisos nos lábios — e mais uma história para contar.

[Crônica CCLXX/2025]

 

Tags

Florianópolis Marcela Ximenes Ney Matogrosso Udesc 

Compartilhar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*