Hoje, 19 de março, é comemorado pelas igrejas católica, ortodoxa, luterana e anglicana, o Dia de São José. José de Nazaré, o carpinteiro, descendente do rei Davi, foi o marido de Maria, mãe de Jesus.
A tradição popular dá a ele o patronato das famílias, dos pais (biológicos e adotivos), dos carpinteiros e dos trabalhadores em geral. Já a Igreja Católica reconhece José como patrono das igrejas belgas e canadenses.
No Brasil, São José é padroeiro dos estados do Ceará, Maranhão e Amapá. Em Santa Catarina estão sob a proteção do santo as cidades de São José, de onde falo com vocês, e, São José do Cedro.
Com igual proteção estão Palmas (TO), Macapá (AP), Santarém (PA), Caucaia e Quixadá (CE), São José dos Campos e São José do Rio Preto (SP), São José dos Pinhais (PR) e São José das Missões (RS).

O ceramista Newton Souza com uma imagem de São José, esculpida por ele (Acervo Newton Souza/Reprodução)
Não encontrei, lendo textos da Josefologia (ciência teológica que estuda São José), a razão da escolha desse dia, 19 de março, para a comemoração. Há quem comemore em 1º de maio, Dia Internacional do Trabalhador, São José Operário, ou no primeiro domingo após o Natal (Igreja Ortodoxa).
Zés
Se fosse dado o poder às pessoas com o mesmo nome, o Brasil seria dominado pelas Marias, que segundo o Censo de 2022, são 11.734.126 mulheres batizadas com esse prenome.
Em seguida, viemos nós, os “Zés”. Somos 5.754.529 xarás registrados. Sabem o que quer dizer isso?? Nada, absolutamente nada.
Reza
E para finalizar esse post, transcrevo uma oração a São José, que a minha irmã Lúcia me presenteou, sugerindo que a prece deve ser feita todas quartas-feiras. Como hoje é quarta-feira, presta atenção:
Oração a São José
São José forte
São José não falha
Não sei de onde virá
Não sei como virá
Só sei que São José proverá.
Amém.
[Crônica XLI/2025]