27 de fevereiro de 2025

Fernando Duval e o universo wasthavastahunniano no cinema

Por José Carlos Sá

Para quem gosta da fantasia representado na literatura e no cinema e queira embarcar em uma viagem imaginária para Wasthavastahunn, mundo imaginário criado pelo gaúcho de Pelotas Fernando Duval, pode pedir o visto do passaporte ajudando na vaquinha virtual para financiamento de um documentário sobre o artista, sua obra e o mundo imaginário de Wasthavastahunn.

 

Fernando Antônio de Oliveira Duval nasceu em 12 de julho de 1937. Depois dos estudos de desenho e pintura em Pelotas, foi para o Rio de Janeiro desenvolver sua aptidão para as artes plásticas. Começou com pinturas abstratas em preto e branco, evoluindo aos poucos para o uso das cores primárias, “quando passou a desenvolver um mundo imaginário construído com base em história, geografia, fauna, flora e civilização próprias. O Wasthavastahunn tornou-se o tema constante de seu trabalho”, informa o site oficial do artista.

 

A ideia de transformar o mundo imaginário de Fernando Duval para tornar a obra conhecida no Brasil e no exterior é da cineasta Aída Marques. Para isso lançaram uma campanha de arrecadação de fundos (Campanha de Financiamento Coletivo Crowdfunding Catarse) e financiar a realização do filme. Os organizadores oferecem, em contrapartida, a realização de eventos acadêmicos, corporativos, institucionais, o nome do apoiador nos créditos finais do documentário, livros, obras do autor homenageado, entre outros.

 

Os interessados na viagem para Wasthavastahunn, podem acessar o link da Catarse e escolher a forma de apoiar a iniciativa. https://www.catarse.me/documentario_wasthavastahaunn_universo_imaginario_de_fernando_duval_7756?ref=ctrse_explore_pgsearch

 

Para ajudar na decisão de vocês, reproduzo retratos de wasthianos e imagens do mundo deles.

Mapa das terras de Wasthavastahunn – Fernando Duval (Reprodução)

O planeta Fahadoika e suas luas – Fernando Duval (Reprodução)

Pensionato Putal – Fernando Duval (Reprodução)

Babbuhyna – Diretora de Adituras – Fernando Duval (Reprodução)

Gabinoso – Chefe da Capologia – Fernando Duval (Reprodução)

Tarcibinus – Fernando Duval (Reprodução)

Galipenda – Fernando Duval (Reprodução)

Fernando Duval, inventor da coisa toda (Foto Mônica Imbuzeiro_Agência o Globo – 2015 / Reprodução)