Tivemos a satisfação de participar ontem da inauguração do presépio na residência dos amigos Osmarina e Paulo Villalva, no bairro José Mendes, em Florianópolis. É uma tradição que se repete desde 2007, com uma interrupção forçada pela pandemia da Covid-19, e que agora foi retomada.
São figuras em tamanho natural cujas cabeças, pés e mãos são confeccionadas em cerâmica pela Osmarina e pintados pelo Paulo, vestuário feito sob medida, adereços e acessórios elaborados com materiais naturais e de reciclagem. Tudo com o apuro artístico do casal.
A cena do nascimento de Jesus tem a figura do Cristo recém-nascido, Maria, José, os três Reis Magos, um pastor com suas ovelhas, além de um burro e uma vaca. Um anjo paira sobre o conjunto pedindo ou desejando “Paz na Terra”. Também há três figuras de crianças, esculpidas em barro, ao lado do presépio. Um dos garotos retratados é o Gabriel, filho dos anfitriões.
Osmarina e Paulo, junto com os filhos Paulo Andrés e Gabriel, receberam familiares, vizinhos e amigos no ateliê deles, que funciona anexo à residência. Um casal de músicos cantava canções religiosas natalinas, de Terno de Reis e da Festa do Divino Espírito Santo. Ao agradecer as presenças, Osmarina lembrou que estamos comemorando uma data especial: “Não é o aniversário do Papai Noel, como muita gente pensa, mas o nascimento do Menino Jesus!”.
Saímos do evento, Marcela e eu, com a sensação de estarmos carregados de energia positiva, adquirida naquele ambiente em que se exalava fraternidade.
Vamos aos registros