Às vezes penso que os americanos são o povo mais maluco que existe na Terra. Mas a exclusividade está sendo perdida para os britânicos, que afinal foram os colonizadores da América do Norte.
Na cidade de Leeds, no norte da Inglaterra, Florence Phillips, de 87 anos, foi levada às barras do Tribunal do Condado por ter violado as leis de controle do meio ambiente. Ela foi acusada pelos vizinhos de roncar a volumes insuportáveis todas as noites, obrigando muitos a instalarem materiais isolantes para conseguir dormir
Um dos vizinhos, com problemas de coração, disse que os roncos são tão altos que eles afetaram ainda mais sua combalida saúde. Apesar de ter sido considerada culpada das acusações de perturbar o sossego público, não se sabe que penalidade foi imposta a Florence.
Agora, imagine se esta moda pega: quantas esposas e vizinhos não começariam a acusar os roncadores? A Justiça teria mais trabalho, pois não sei se há jurisprudência sobre isso na nossa lei ambiental, que já é pouco aplicada para poluição por mercúrio nos garimpos, carros de som a todo volume e buzinaços perto de hospitais e casas de repouso.
[Crônica publicada originalmente em O Guaporé – Porto Velho (RO), edição de 23/05/1990]