27 de outubro de 2024

Reacendendo a usina

Por José Carlos Sá

A primeira lâmpada residencial acesa em Florianópolis, em 1910, usou a energia gerada em Maruim (Foto arquivo FCC)

A primeira lâmpada elétrica foi acesa em Florianópolis há 109 anos, com a energia gerada na Usina Hidrelétrica de Maruim, daqui de São José. Hoje a energia que utilizo para escrever essa crônica pode estar vindo de lá, novamente. A UHE Maruim funcionou ininterruptamente por 66 anos, de 1910 a 1972 e estava desativada desde então.

A usina de Maruim – cercada de natureza por todos os lados – foi inaugurada em 1910 e funcionou initerruptamente por 62 anos (Foto JCarlos)

Ontem, 26, participei (ou presenciei) do acionamento das duas novas turbinas que geram mil kilowatts, “energia suficiente para abastecer duas mil unidades consumidoras” e por isso é que acho que a energia que estou consumindo agora pode estar vindo de lá.

O presidente da Celesc Tarcísio Rosa (c) aciona as turbinas da nova UHE Maruim (Foto JCarlos)

O evento, promovido pela Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina), contou com as presenças de autoridades municipais, um representante do Governo do Estado e toda a diretoria da empresa de energia. Foi ressaltado em um dos discursos, o desafio enfrentado pelos fornecedores dos equipamentos em adaptá-los ao prédio centenário, tombado pelo Patrimônio Histórico, Cultural e Natural do Município.

História

Para economizar (meu) tempo, aproveito a pesquisa que fiz quando eu estive no início das obras de readequação em março de 2023:

“O prédio, de arquitetura no estilo inglês (a empresa construtora era inglesa), tem aparência sólida. Sem funcionar há mais de 50 anos, a usina tem em seu portfólio dois títulos importantes: Foi a segunda usina elétrica implantada em Santa Catarina (a primeira foi a Usina do Piraí, em Joinville, inaugurada em 1908) e “depois de inaugurada, se tornou a terceira mais importante do país na geração de energia elétrica”, conforme o folheto distribuído pela Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina). 

A Usina Maruim funcionou ininterruptamente por 62 anos de atividade, sendo desligada apenas aos domingos pela manhã, quando os funcionários faziam a limpeza e desobstrução das comportas e a manutenção das turbinas”.

Os Kowalski e a Usina

José João Kowalski (de chapéu), primeiro administrador da UHE Marum (Foto acervo da família)

Na solenidade de reativação, não lembraram de uma pessoa que foi importante na época da inauguração da usina, tanto quanto o governador da época Gustavo Richard e o engenheiro projetista, o argentino Miguel Villa Real. 

O nome dele é José João Kowalski, que foi o primeiro administrador da Usina Hidrelétrica de Maruim, desde antes da inauguração, em 1910. Anos depois, o filho do seu José João, Lauro Kowalski também administrou a usina,  para que foi contratado em 1941 pela Diretoria de Obras Públicas e Serviços de Luz e Força de Santa Catarina.

José João Kowalski nasceu em Indaial, na época distrito de Blumenau, em 19 de janeiro de 1892, filho de João Kowalski e Maria (Kobsa?) Kowalski, naturais da Polônia. 

Lauro Kowalski (d) recebe cumprimento do presidente Geisel (Foto acervo da família)

Lauro Kowalski nasceu em 17 de abril de 1921 em Sertão do Maruim, e faleceu em 27 de setembro de 1998, em Florianópolis, onde está sepultado. Foi eleito em 1976 “Funcionário-Padrão de Santa Catarina”, tendo recebido o diploma do presidente Ernesto Geisel. 

Então, as homenagens do  Banzeiros aos senhores José João e Lauro Kowalski pela dedicação à geração de energia. Agradeço também à Simone Kowalski Schmitz, bisneta e neta (respectivamente) dos citados, pelos dados e fotos fornecidos.

[Crônica CLII/2024]

Tags

Celesc Governo de Santa Catarina José João Kowalski Lauro Kowalski presidente Ernesto Geisel UHE Maruim 

Compartilhar

Comentários

  • Ana luci kowalski Sandin l disse:

    Bem feita a reportagem sobre os Kowalski, meu avô João e tio Lauro, que ali viveram e administraram com tanto amor. Uma grande falha, eles não serem mencionados, uma história muito linda para ser contada, bem como de seus funcionários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*