07 de outubro de 2024

‘Quites’ com o Brasil

Por José Carlos Sá

Minha participação nas eleições 2024 em três momentos: a urna pronta para ser usada, meu crachá e à espera dos eleitors (Fotos JCarlos e Marcela Ximenes)

Ontem (06/10), cheguei ao local onde trabalharia na hora marcada e acompanhei todo o procedimento de instalação da seção eleitoral, seguindo um croqui já estabelecido, com a montagem da cabine eleitoral, a inicialização da urna eletrônica, fixação dos cartazes e listas nominais de candidatos.

A eleição foi bastante tranquila e dos 388 eleitores inscritos na seção, compareceram 299. Uma abstinência de 33% de eleitores, além de 14 votos nulos e 15 votos em branco. Vi que não sou só eu o desestimulado com a política.

Houve poucas curiosidades para eu anotar. Uma delas foi a dificuldade com a leitura biométrica das impressões digitais de alguns eleitores.

As pessoas cujas linhas das pontas dos dedos não conseguiam ser lidas pela máquina, quase se desculpando, apresentaram justificativas. Destaco três: “Eu trabalho com limpeza e os produtos apagaram minhas digitais”; “Sou pedreiro, o cimento e a cal ‘comeram’ meus dedos”; e a mais interessante: “Meu serviço é contar dinheiro, a tinta das notas apagou minhas digitais”. Não deixei que minha imaginação fértil fizesse nenhuma conjectura sobre a profissão do eleitor, mesmo servindo de assunto para uma crônica.

Uma mulher havia anotado “a colinha” com os números dos candidatos em que ia votar no celular, mas como não podia levar o aparelho para a cabine, ela saiu correndo duas vezes, pois não conseguiu decorar os números que precisava registar na urna.

A outra não encontrava um documento com identidade na bolsa e fui consultar a presidente da seção se a eleitora poderia votar. Quando voltei e antes que eu falasse alguma coisa, a mulher foi falando de forma ríspida: “Se eu tiver que ir buscar o RG em casa, não volto mais aqui”. Pouco depois encontrou a CNH e votou tranquilamente.

O terceiro foi o de uma mulher que chegou à porta da sala, conferiu que era ali que votava, mas virou as costas para ir embora. Eu a chamei de volta e ouvi a explicação de que ela não viu nenhuma fila na porta e pensou que a sessão não estava funcionando.

Por falar em fila, registro aqui só para não passar batido. Ri muito da manchete que vi no portal ND Mais. Olhem a contradição, ou sei lá o quê: “ , ̃ ́ – ́ , ́, 6”.

Anteciparam uma fila para evitar fila. Coisa de doido.

Só hoje vi os resultados das eleições e mentalmente recitei um “bem feito” dirigido a candidatos de quem não gosto e que entraram pelo cano. Houve também candidatos que não gosto e que foram eleitos.

Paciência.

[Crônica CXXXVIII/2024]

Tags

Censo 2022 ND Mais TRE-SC 

Compartilhar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*