São 40 esculturas de artistas de 22 países, espalhadas em uma área de 23 mil metros quadrados, que a Prefeitura de Brusque (SC) instalou no “Parque das Esculturas Ilse Teske”, à margem da rodovia BR-486, que liga a cidade a Itajaí (BR-101). O parque é considerado, segundo a Prefeitura, atualmente o maior da América Latina do gênero e Brusque fica a 103 quilômetros de Florianópolis.
A origem do parque foi a realização na cidade do 1º Simpósio Internacional de Esculturas, em 2001, evento que continuou a ser realizado até 2007. Ao todo foram projetadas e realizadas mais de 100 obras de arte por artistas de todo o mundo e que estão espalhadas pela cidade, sendo que 40 foram selecionadas para a criação do Parque.
O local da exposição a céu aberto foi entregue ao público em 2014 e funciona das 9 às 21 horas, com acesso gratuito. As obras expostas possuem descrição com o título do trabalho, autor, nacionalidade e uma breve explicação.
Tudo é limpo e funciona. Há banheiros e bebedouros, mas, no entanto, senti falta de bancos para descansar e mais árvores. Ao fundo do parque, vemos a boca de um túnel, que é apenas para atiçar a curiosidade, pois não há qualquer placa sobre o que é e para que serviu. Volto ao assunto outro dia.
Vamos às obras de arte que fotogtafei, começando por uma instalação que foi desenhada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e chama-se “Tortura nunca mais”. Ela é impressionante.