14 de agosto de 2024

Um parque só de esculturas

Por José Carlos Sá

São 40 esculturas de artistas de 22 países, espalhadas em uma área de 23 mil metros quadrados, que a Prefeitura de Brusque (SC) instalou no “Parque das Esculturas Ilse Teske”, à margem da rodovia BR-486, que liga a cidade a Itajaí (BR-101). O parque é considerado, segundo a Prefeitura, atualmente o maior da América Latina do gênero e Brusque fica a 103 quilômetros de Florianópolis.

A origem do parque foi a realização na cidade do 1º Simpósio Internacional de Esculturas, em 2001, evento que continuou a ser realizado até 2007. Ao todo foram projetadas e realizadas mais de 100 obras de arte por artistas de todo o mundo e que estão espalhadas pela cidade, sendo que 40 foram selecionadas para a criação do Parque.

O local da exposição a céu aberto foi entregue ao público em 2014 e funciona das 9 às 21 horas, com acesso gratuito. As obras expostas possuem descrição com o título do trabalho, autor, nacionalidade e uma breve explicação. 

Tudo é limpo e funciona. Há banheiros e bebedouros, mas, no entanto, senti falta de bancos para descansar e mais árvores. Ao fundo do parque, vemos a boca de um túnel, que é apenas para atiçar a curiosidade, pois não há qualquer placa sobre o que é e para que serviu. Volto ao assunto outro dia.

Vamos às obras de arte que fotogtafei, começando por uma instalação que foi desenhada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e chama-se “Tortura nunca mais”. Ela é impressionante.

Oscar Niemeyer – Brasil – Tortura nunca mais, 2005 (Foto JCarlos)

Croqui feito por Oscar Niemeyer para a obra “Tortura nunca mais” ou “Arco da Maldade”. Este rascunho não está no Parque, é um brinde que ofereço (Fonte Blombo.Com)

Baku Inoue – Japão – Cogumelo, 2001 (Foto JCarlos)

David Rodrigues – Brasil – Reflexão, 2006 (Foto JCarlos)

Ercan Yilmaz – Turquia – Águas nas montanhas e no sol, 2003 (Foto JCarlos)

Hu Tung-Mi – Taiwan – Between /Entre/, 2001 (Foto JCarlos)

Jo Kley – Alemanha – Torre Samba, 2002 (Foto JCarlos)

Juarez Machado – Brasil – Fille de La Pluie (Filha da chuva), 2004

Kemal Tufan – Turquia – Velejando para o Sul, 2002 (Foto JCarlos)

Laura Marcos – Argentina – Memória pelos desaparecidos – 2002 (Foto JCarlos)

Pascale Archambault – Canadá – O que está escondido, 2003 (Foto JCarlos)

Tanya Preminger – Israel – Três fases, 2001 (Foto JCarlos)

Tomie Ohtake – Brasil – Sem título, 2006 (Foto JCarlos)

Tags

Brusque Itajaí Juarez Machado Oscar Niemeyer Parque das Esculturas Ilke Teske Tomie Ohtake 

Compartilhar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*