18 de julho de 2024

Bichos com as cabeças “coisadas”

Por José Carlos Sá

Os bichos paresentaram comportamentos diferentes depois de consumir a cannabis (Ilustração gerada por I. A. – Copiloto/Microsoft.Com)

Conta a lenda que lá no século IX, um pastor etíope chamado Kaldi observou que as cabras dele “ficavam mais ativas quando comiam os frutos de certa planta. E quando ele decidiu provar esses frutos, também se sentiu com mais energia”. Estava descoberto o café (Coffea arabica).

Ouvi essa história há muitos anos, que me veio à memória ao ler uma acontecença na Grécia, esta semana. Um rebanho de ovelhas invadiu e comeu uma plantação de maconha que seria usada para fins medicinais. O proprietário calcula que os animais comeram cerca de 100 quilos de cannabis medicinal.

Os animais procuravam comida, pois a região de Tessália, uma planície ao norte da Grécia, “foi assolada recentemente por incêndios florestais e inundações, que destruíram as áreas de pastagem”, informou o jornal The Newspapers.Gr. 

Igual a Kaldi, lá do começo do texto, o responsável pelo rebanho contou à imprensa que “inexplicavelmente o rebanho começou a apresentar ‘comportamento estranho’. ‘Elas estavam pulando mais alto que as cabras, o que nunca aconteceu’.”

Ratos “coisados”

Já na Índia, há dois anos, foram os ratos (Rattus norvegicus, coloquei o nome científico para esse animais não serem confundidos com outras espécies com hábitos semelhantes) responsabilizados pelo sumiço de 195 quilos de maconha, que estavam guardados como prova judicial em uma delegacia no estado de Uttar Pradesh. Os agentes explicaram à Corregedoria que “ratos destemidos destruíram as provas”.

Mais recentemente, em abril de 2024, talvez a mesma gangue invadiu e “sumiu” com 19 quilos de cannabis e nove quilos de maconha, que também estavam recolhidos em uma delegacia de polícia.

Na Índia há muitos casos de relatos de invasões de roedores. Mas uma atenuante para eles, é que os ataques são dirigidos a qualquer coisa que sirva de comida.

Não foram registrados, porém, observações sobre a mudança no comportamento dos ratos indianos.

[Crônica XCVIII/2024]

Tags

Café Grécia Índia maconha 

Compartilhar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*