17 de maio de 2024

Lambendo um sapo para relaxar

Por José Carlos Sá

Sapos do rio Colorado, esperando uma lambida (Ilustra Hashime Murayama/Reprodução)

Quem já sofreu de insônia sabe como é ruim passar a noite rolando na cama, tentando inútilmente pegar no sono sem conseguir. Eu sofri por muito tempo com esse mal.  A ansiedade, com gotas de depressão, foram os diagnósticos da minha insônia, que  passou, sem que eu deixasse de ser ansioso. 

Geralmente a ansiedade é tratada com acompanhamento psicológico e remédios tarja preta, mas eu sempre mantive um pé atrás com esses métodos e fui, de forma independente, buscando uma saída, que finalmente encontrei. Hoje durmo bem, mesmo com a ansiedade aparecendo de vez em quando na minha vida.

Foi com um sentimento de alívio – por não ter que me submeter à nova terapia – que li o artigo “O tratamento da depressão e ansiedade pode passar por… lamber sapos”, republicado pelo portal português ZAP Aeiou, há alguns dias. O texto remete a um estudo de um grupo de pesquisadores do Hospital Mount Sinai, de Nova Iorque (EUA). 

Rapper canadense The Weeknd, lambendo um sapo para ficar doidão (Foto perfil pessoal no X)

Os cientistas chegaram à conclusão que “um composto alucinógeno segregado pelos sapos do deserto ou do rio Colorado (Incilius alvarius) pode tratar depressão e ansiedade. As pessoas que procuram os efeitos da substância poderão, no futuro, lamber os sapos diretamente ou extrair o veneno, secá-lo e fumá-lo”.

Se eu já via problemas ao ouvir, quando criança, contos de fadas em que príncipes viravam sapos por força de algum feitiço e só o beijo de uma princesa casta e apaixonada quebrava o encanto, feitiço ou a maldição, imagina agora.

Eu pensava na (ex) bela moça sonhadora, com a boca cheia de cobreiro depois de beijar um sapo e ele não se transformar em nada e continuar sendo um simples batráquio. 

Se depender de eu ter que lamber um sapo para me curar de insônia, ansiedade ou depressão, já podem encomendar a mortalha e o caixão.

[Crônica LXIII/2024]

Tags

Depressão Hospital Mount Sinai Insônia Nova Iorque Sapo do rio Colorado Zap Aeiou 

Compartilhar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*