29 de abril de 2024

Festa do Pão de Milho – Tradição cultural de São Bonifácio

Por José Carlos Sá

Visitamos a XV Festa Regional do Pão de Milho, na cidade de São Bonfácio, aqui perto, a 74 quilômetro aqui de casa, já na região serrana de Santa Catarina. A cidade deve origem em uma colônia de imigrantes alemães vindo em 1864 (ou 1863) da região de Westphalia – noroeste da Alemanha e se tornou município em 1962 e faz parte da área de expansão da Grande Florianólolis.

A festa, que é realizada a cada dois anos, serve para reforçar um dos traços da cultura local e o pão de milho foi escolhido, aatrvés de pesquisa, como o “produto que poderia influenciar na prática de turismo rural na região”. É evidente que o “pão de milho” não foi trazido pelos alemães lá da terra deles e sim uma adaptação dos costumes aos alimentos que havia disponíveis aqui, a partir da troca de conhecimentos com os antigos habitantes da região, o povo Laklãnõ/Xokleng, que receberam o nome genérico de “bugres”.

O pão de milho é feito de batata doce, cará, sal, fermento – às vezes um pouco de farinha de trigo – e … milho (fubá). No jeito tradicional de se assar o pão, a forma era coberta por folhas verdes de caeté (Heliconia velloziana). É uma massa pesada e servia para dar sustança aos colonos, que trabalhavam na roça, no plantio de alimentos ou retirando madeira das florestas.

A festa

O pão de milho foi o chamariz para atrair os visitantes a quem foram oferecidos shows de música, exposição de animais – cavalos, vacas e ovelhas -,  máquinas e equipamentos (não fomos visitar), feira de produtos coloniais e artesanais, sendo que apenas uma das barracas vendia o “tradicional” pão de milho.  Fora isso, muito churrasco e chopp.

Gostei mesmo foi do desfile contando a formação de São Bonifácio. Moradores representaram todas as etapas da história, desde os povos originários até a atual produção eoconômica que mantêm o município. Então, vamos às fotos.

A “realeza” da Festa do Pão de Milho de 2024 abriu o desfile cultural (Foto JCarlos)

Homenagem aos povos originais (Fotos coluna da esq. JCarlos/ dir., de cima para baixo Edmar Hoerhan (2) e s/autor)

Chegada dos primeiros imigrantes (Foto JCarlos)

Uma amostra da forma como eram serrados os troncos das árvores (Foto JCarlos)

Eu também não sei do que se trata… (Foto JCarlos)

O “ciclo do milho” foi representado em várias etapas. Aqui a maneira tradicional de plantio manual (Foto JCarlos)

Debulhação manual de milho (Foto JCarlos)

Atafona para produção de fubá (Foto JCarlos)

Carro mostrando a linha de produção do pão de milho, com forno real. Ao lado do caminhão, mulher distribuia amostras do pão para degustação. Aliás, o pedaçoa que provei estava delicioso. Era coberta com goiabada e creme de queijo (Foto JCarlos)

Trajes típicos da região de que os imigrantes se originaram (Foto JCarlos)

Representantes de outros municípios convidam para as suas festas (Foto JCarlos)

Participação dos “cuscos” no desfile (Fotos JCarlos)

Ao final, dois casais rodopiavam encerrando a função (Fotos JCarlos)

Tags

Alemanha Folhas de caeté Grande Florianópolis Heliconia velloziana Pão de milho São Bonifácio Westphalia 

Compartilhar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*