28 de março de 2024

Pedrão, o azarado

Por José Carlos Sá

Pedrão chegou ao velório xingando o Botinha morto (Imagem gerada por I.A. Co-piloto/Microsoft.Com)

Na pequena e distante Bororé, nas grotas do Rio Grande do Sul, as famílias Botinn e Toledo moravam em uma fazenda, que incluía em seus domínios uma área de 3 mil metros quadrados de terra sem escrituração.

Com a morte do patriarca dos Bottin, ficou combinado que Aloir Bottin, o Botinha, passaria essa área para a irmã dele e ao cunhado, Aurélio “Pedrão” Toledo, conforme já estava combinado antes do falecimento do velho Bottin.

No dia marcado para a formalização do contrato, o destino deu um outro rumo para a história das duas famílias. O Botinha caiu de um andaime na construção em que trabalhava, e morreu antes de solicitar ao tabelião da comarca a escritura do imóvel para o Pedrão.

Aurélio Pedrão estava em outra cidade e ao saber do acidente voltou o mais rapidamente possível, e foi para o velório, que era realizado na casa do finado.

Para surpresa de todos que estavam na vigília, Pedrão entrou na sala abruptamente, chegou perto do caixão do Botinha e passou a xingar o defunto de todos os impropérios que sabia e ainda inventou alguns. 

 As ofensas, claro, ficaram sem resposta, o que parece ter deixado Pedrão ainda mais irritado. Ele então partiu para a agressão física, esmurrando o corpo do cunhado, que também não reagiu.

A  patrulha da Brigada Militar foi chamada e, com dificuldade, levou o agressor para a delegacia, onde foi enquadrado no artigo 212 do Código Penal, por vilipêndio. 

Enquanto aguardava o julgamento em liberdade, Pedrão se recusou a comparecer à missa de sétimo dia do cunhado Botinha, agora chamado de “traidor” quando o assunto era o extinto.

 

 [Crônica XXXVII/2024 – Texto baseado em fatos e publicado no jornal O Guaporé, de Porto Velho (RO), edição de 15 de abril de 1990]

Tags

Bororé Brigada Militar O Guaporé Porto Velho Rio Grande do Sul 

Compartilhar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*