12 de janeiro de 2024

Com a língua dormente

Por José Carlos Sá

Ao enviar os cumprimentos pelo aniversário do amigo Abel Sdney, ontem (11/01), soube que o tio dele, o saudoso professor Abel Soares, fazia aniversário no mesmo dia e que, se estivesse vivo, estaria comemorando 80 anos. Eu prometi então ao professor Abel Sidney que contaria um causo envolvendo o professor Abel Soares, no tempo em que trabalhamos na Seduc (Secretaria de Educação de Rondônia), quando Orestes Muniz era o titular da pasta, em fins dos anos 1980.

Jambu anestésico

Tacacá com pipoca é um prato típico de Guajará-Mirim, na fronteira do Brasil com a Bolívia em Rondônia – Tacacá da Tia Luiza (Foto Cordeiro Junior/Tripadvisor)

Assim que assumiu como secretário de Educação, Orestes Muniz promoveu reuniões regionais pelo estado de Rondônia, onde os diretores dos diversos departamentos eram apresentados aos diretores das escolas e aos funcionários das Delegacias Regionais de Ensino. O evento em Guajará-Mirim (na fronteira com a Bolívia) coincidiu com a realização das festas juninas na cidade. Após o encontro, nós da comitiva fomos a uma das escolas em que havia festejos.

Alguns dos diretores – por serem originários do Sul do país – não conheciam o tacacá e foram apresentados ao prato típico da região Norte do Brasil. Foi explicado que era feito com tucupi (o caldo amarelado), adicionado à goma de mandioca, camarão seco e folhas de jambu (Acmella oleracea) cozidas. Alguém explicou que o jambu é famoso por provocar dormência na língua.

O professor Abel, atento às oportunidades de fazer uma piada, falou à pessoa que servia a comida:

– Por favor, me dê urgente uma cuia cheia dessa folha!

Tags

Abel Sidney Abel Soares Governo de Rondônia Guajará-Mirim Orestes Muniz Seduc 

Compartilhar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*