25 de novembro de 2023

Santa Catarina em São Paulo

Por José Carlos Sá

Santa Catarina – imagem em barro cozido policromado – século XVIII. Autor desconhecido (Foto JCarlos)

Visitamos o Museu de Arte Sacra dos Jesuítas – que todo mundo da cidade conhece como Convento dos Jesuítas -, em Embu das Artes e, enquanto me extasiava com o visual do altar principal, me surpreendi ao ver uma imagem de Santa Catarina de Alexandria no altar da direita da igreja construída entre os séculos 17 e 18, pelos padres da Companhia de Jesus.

Altar principal e os laterais, em madeira esculpida. Há elementos originais e outros trazidos pelos jesuítas de aldeamentos que foram desfeitos. A imagem de Santa Catarina está à direita (Foto JCarlos)

Ao entrarmos, a responsável pelo museu lembrou sobre a proibição de fotografias das peças e essa tentação começou me perturbar quando vi a imagem de Santa Catarina. Ao sairmos (éramos, Marcela e eu, ou únicos visitantes), me dirigi à funcionária para pedir uma fotinho SÓ de uma imagem. Expliquei que morávamos no Estado em que a santa era padroeira, além de ser como co-padroeira de Florianópolis, junto com Nossa Senhora do Desterro, por conta da Ilha de Santa Catarina.

A dona Francisca se emocionou e permitiu que eu fotografasse o que quisesse (milagre?). Não abusei e fotografei apenas os altares e Santa Catarina, em particular.

É a minha homenagem nesse dia 25 de novembro, dedicado à padroeira do Estado que nos acolheu.

Tags

Embu das Artes Jesuítas Marcela Ximenes Museu de Arte Sacra dos Jesuítas São Paulo 

Compartilhar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*