21 de setembro de 2023

Uma árvore interplanetária

Por José Carlos Sá

Sequoia lunar em Cambará do Sul (Foto JCarlos)

O título é exagerado, mas a história real também é. Aproveito a oportunidade do Dia da Árvore para dividir com você esta ex-lenda urbana. Em Cambará do Sul tem uma árvore que foi germinada em “solo lunar”!

Tudo começou quando a NASA enviou, em 1971, a missão Apollo 14 com destino à Lua. Entre outros encargos, a tripulação – Allan Shepard, Edgar Mitchell e Stuart Roosa – cultivou sementes de sequoia (Sequoia sempervirens) no espaço. Eram 450 mudas que foram levadas a bordo para germinar em ambiente de gravidade zero e faziam parte do projeto “Árvores da Lua” (The Moon Trees, em inglês). As sementes de sequoia ficaram sob os cuidados de Roosa, no módulo de comando e serviço, enquanto Shepard e Mitchell desciam na superfície lunar para recolher amostras do solo.

No retorno à Terra, as sementes germinadas ficaram sob observação e depois de “grandinhas” foram distribuídas a escolas, universidades, parques e escritórios governamentais nos Estados Unidos e algumas presenteadas ao Brasil, Suíça e ao Japão.

As mudas vindas para cá foram destinadas ao antigo IBDF – Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (hoje Ibama), e uma das “descendentes” dos rebentos que foram ao espaço chegou até Cambará do Sul, cidade situada no norte do Rio Grande do Sul, na região dos cânions, e foi plantada em 26 de setembro de 1982 na praça São José, da matriz, com toda a pompa e circunstância pelo então prefeito Pedro Teixeira Constantino.

A sequoia alienigena entre dois cambarás nativos (Foto JCarlos)

A mudinha ganhou uma placa onde se lê “Sequoia lunar” e está entre dois exemplares de cambará (Moquiniastrum polymorphum), uma árvore típica da região que tem poder medicinal. O nome vem do tupi-guarani e significa “folha de casca rugosa”.

“Da lua”

Talvez aqui a lenda tenha se tornado fato (Foto José Rodolpho Assença/Blog Fotostrada-2020)

A NASA só reconheceu que a sequoia de Cambará do Sul é “filha” daquelas sementes que foram ao espaço, na Apollo 14, recentemente, em 2021. A alegação é que os registros estavam desatualizados.

Mas de onde surgiu a lenda de que a semente que originou a sequoia cambaraense germinou em “solo lunar”? Ninguém sabe.

Mas havia uma placa ao pé da árvore – cuja foto encontrei na internet -, com a seguinte explicação:

“Sequoia Lunar Sequoia sempervirens A missão espacial denominada “Apollo 14″ levou consigo algumas sementes de sequoia com o astronauta Stuart Roosa. Após germinarem com solo lunar, as sementes retornaram à Terra em 1971, quando foram distribuídas para vários países do mundo.

Uma dessas mudas foi plantada em Cambará do Sul/RS na Praça Central São José, no dia 26 de setembro de 1982 pelo então prefeito municipal à época, senhor Pedro Teixeira Constantino, com a presença de autoridades locais e testemunha do povo cambaraense, que presenciaram o fato histórico.”

Então está explicado.

Tags

Apollo 14 Cambará do Sul Dia da Árvore Lenda urbana NASA Rio Grande do Sul Sequoia lunar 

Compartilhar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*