Aproveitei a minha estada na Biblioteca Pública de Florianópolis para visitar a exposição “Xilogravura submarina: uma viagem ao universo das tainhas” do artista plástico Fernando Andrada, que tem as tainhas como personagens principais.
São várias obras divididas em séries mostrando a pesca da tainha e um mundo aquático imaginado pelo autor e dado vida através da xilogravura, que é arte de entalhar na madeira as imagens que serão impressa em papel, como se fosse um carimbo.
A exposição termina na sexta-feira, 16, e mostra quatro séries de xilogravuras reunidas sob os temas Olhares, A pesca, Aquarium e Aquamórficas. Também estão expostos instrumentos e matrizes de algumas das obras da mostra. As fotos seguem, como roteiro, as séries propostas pelo autor. Mergulhemos. [Nota: Eu já não sou bom fotógrafo e as obras estavam protegidas por envelopes plásticos, dando um textura esquisita ao resultado final.]

Olhares I – “Retrata a figura do olheiro, que fica de plantão olhando para o mar a espera do cardume de tainhas chegar”(Foto JCarlos)

Biguá – “Biguá vigilante à espera da recompensa olhando para a [baleeira] bordada e avistando algo enorme, seriam as tainhas?” (Foto JCarlos)