09 de junho de 2023

Quermesse à moda moderna

Por José Carlos Sá

Atendendo a um convite do meu professor de cerâmica, mestre Newton (Figureiro) Souza, fomos passear a 65 quilômetros de São José. A desculpa era visitar a XXIII Quermesse, evento junino tradicional na paróquia da Igreja Matriz dedicada a São Joaquim. A cidade também se originou com a vinda dos açorianos que povoaram o litoral de Santa Catarina a partir de 1748.
A quermesse tinha tudo que uma festa realizada no átrio de uma igreja católica costuma ter: barraquinhas com bebidas (quentão), comidas (o pinhão cozido é da tradição), artesanato, além de música, jogos (bingo) e gente, muita gente. No entanto a quermesse é moderna. Não vimos nem uma mísera bandeirinha na decoração, nem um balão, nem uma imagem dos santos juninos, Antônio, João e Pedro…

Chegamos à cidade ao entardecer e antes de ir para a festa, passamos pela praia do Centro conferir. Na Quermesse já tinha muitas famílias passeando pela praça em frente à Matriz. Tudo muito limpo e organizado. O serviço de segurança era feito por uma empresa particular e os agentes (não me ocorre outra palavra) usavam uniformes preto com tantos acessórios que deixava o Cinto de Utilidades do Batman com inveja. Não notei armas de fogo em meio à parafernália de penduricalhos nos coletes balísticos.

Um outro destaque é que as barraquinhas eram geridas por 14 associações filantrópicas como a Associação de Amigos dos Animais, Grupo Escoteiro, Comunidade Quilombola Morro do Fortunato, Centro Pastoral da Criança, do Idoso, Apae, CTG, e mais alguns de quem não me recordo; além dos artesãos – entre eles os amigos Newton e Geraldo Germano. Gostei também do sistema de compra de fichas. Eram 20 caixas fixos e outros 20 móveis, andando com a maquininha pela praça, mesmo assim ainda teve gente que preferiu fazer fila.

A festa vai até domingo, 11, com a previsão de shows de artistas locais e nacionais e um desfile de carros de boi.

Algumas fotos de quinta-feira

Praia do Centro ao entardecer – Garopaba – SC (Foto JCarlos)

Igreja matriz de Garopaba, sede da tradicional quermesse junina (Foto JCarlos)

Um dos telões para “universalizar” as imagens dos shows que acontecem nos palcos em  um dos cantos da praça (Foto JCarlos)

O professor Newton Souza na banca da Cerâmica 4 Mãos, foi quem nos convidou para a festa (Foto JCarlos)

Tags

Cerâmica 4 Mãos Festa junina Garopaba Igreja de São Joaquim Newton Figureiro XXII Quermesse de Garopaba 

Compartilhar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*