Empresários catarinenses dos setores metalmecânico, máquinas e equipamentos, TI e construção civil estão em uma missão comercial na Coreia do Sul e Singapura desde o dia 14 deste abril para participar da feira World IT Show, refererência mundial em tecnologia. Entre os membros da comitiva organizada pela Fiesc (Federação das Indústrias de Santa Catarina) está o jornalista e escritor Moacir Pereira, que envia diariamente as impressões dele sobre o que vê nos países visitados.
Moacir tem comentado sobre educação, saneamento urbano, tecnologia, mobilidade e costumes. No entanto, foi uma pessoa que mais impressionou o jornalista: A embaixadora do Brasil na Coreia do Sul, a catarinense Márcia Donner Abreu, que foi prestigiada com o “abre” da coluna do dia 21 de abril. Não foram economizados elogios. O curriculo da diplomata foi destacado, lembrando que ela tem 36 anos de serviços no Itamaraty, tendo, entre outras funções servido como embaixadora no Cazaquistão, Turcomenistão e Quirguistão (países que integravam a antiga União Soviética). E concluiu: “É uma das mais qualificadas diplomatas em economia e comércio. É um dos orgulhos de Santa Catarina no Itamaraty.”
Então tá.
O título desta postagem me veio à cabeça aoverificar a localização geográfica dos países em que Márcia Donner Abreu foi embaixadora. Cazaquistão, Turcomenistão e Quirguistão ficam muito prá lá de Marrakech! E se ter o prestígio é trabalhar longe assim, não quero nenhum prestígio, não.