Visitar o Mosteiro Zen Morro da Vargem, em Ibiraçu- ES, é quase desligar do mundo cá de fora. O local é uma reserva ambiental na Mata Atlântica onde são realizadas atividades espirituais do mosteiro e programas de educação ambiental.
Fomos guiados na visita pelo monge Daiju Bitti, que explicou os diversos ambientes, destacando sempre a necessidade de mantermos harmonia entre o corpo/mente e a natureza. Disse que a pandemia mostrou que é preciso desaceler nosso ritmo de vida.
“Mas parece que [a pandemia] não adiantou nada. Vai ter que acontecer outra praga, como as sete pragas do Egito, que tem na Bíblia. Virem os gafanhotos, os sapos…” E o monge se benzeu, como os católicos.
Ao mostrar os dois jardins, o renovável e o eterno, Daiju falou do descaso da humanidade com o ambiente do qual necessita para viver. “A natureza reaje e devolve tudo com enchentes, deslizamentos e tudo mais. Se continuarmos assim, que Deus nos ajude!” E fez novamente o sinal da cruz.
Existem várias esculturas espalhadas pelo local, espaços para meditação, altares com diferentes destinações. Durante os retiros espirituais, que podem ser de quatro ou sete dias, tem uma atividade que chamou minha atenção. A prática diária do Zazen (Não-Ação/Meditação), que se resume na frase: “Um dia sem trabalho, um dia sem comida”.
SERVIÇO
Endereço: Rodovia BR-101, Km 219 – Ibiraçu- ES
Ingresso: R$15,00 por pessoa
Funcionamento: Domingos, entrada das 8h às 10h. Em caso de chuvas, não há visitas.
Ibiraçu fica a 76 quilômetros de Vitória por estrada asfaltada e com pedágio. Para chegar ao local do mosteiro, há ladeiras bastante íngremes.