Neste começo de ano os golpistas estão com toda a gana para aplicar suas astúcias sobre os incautos. Talvez pela necessidade de pagar o IPTU, o IPVA, comprar material escolar para as crianças e fazer a feira, com os hortifruti com preços nas alturas. A cada dia é uma modalidade nova de artimanha para pegar o nosso dinheiro.
Na manhã de terça-feira (7/2) recebi uma ligação em que uma mulher se dizia funcionária do banco em que tenho conta e me chamou pelo nome. Estranhei pois só quem me liga é o gerente da conta para vender seguros. Ela me disse que o ‘sistema de segurança do banco’ alertou para um pedido de empréstimo de R$ 15 mil que eu teria feito no Banco Safra, dividido em 15 parcelas, e se eu reconhecia a transação.
Com a minha resposta negativa, a mulher orientou para que eu ligasse no Banco Safra e dissesse que desconhecia o negócio, fornecendo um número 0800 para que a comunicaçãoo fosse feita.
A tentativa não deu certo por algumas razões: eu já estou “velhaco”, como dizemos em Minas há muitos séculos, não havia a identificação da origem da chamada e a mulher tinha uma dicção que dificultava entender o que ela dizia e eu pedia para repetir. Com certeza não leu o manual do telemarketing.
A Marcela recebeu via SMS, no mesmo dia, tentativa de golpe semelhante, mas com valor do empréstimo menor que o meu: “Caro(a) Cliente: Empréstimo no valor de R$3.567,09 foi aprovado e liberado com sucesso na data de 07/02/2023 . Dúvidas ou cancelamento ligue p/: 0800 880 0775”.
No Twitter muita gente contando casos muito semelhantes e a pergunta que todos fazem é: Como eles (bandidos) têm acesso aos nossos dados que os bancos deveriam guardar em sigilo?
Presta atenção meu povo!