Logo mais, às 19 horas, será o lançamento da exposição ‘Tradições: saberes e fazeres’, marcando a reabertura do Centro de Cultura do Continente – Franklin Cascaes para a temporada de 2023. Na mostra serão apresentadas centenas de peças em argila de autoria dos amigos, artistas plásticos Osmarina e Paulo Villalva, sobre o tema da cultura popular herdada dos açorianos.
Osmarina e Paulo já participaram de dezenas de exposições coletivas e individuais sempre mostrando as tradições que foram trazidas pelos portugueses vindos do Arquipélado dos Açores. Para este evento foram selecionados vários conjuntos de obras: um cortejo do Divino Espírito Santo; dança do pau-de-fita; folguedo do boi de mamão em frente ao prédio da Alfândega; além de peças representando os vendedores ambulantes de outrora, que na antiga Desterro, depois Florianópolis, eram chamados de “pombeiros” e outras figuras tradicionais e folclóricas, como os pescadores e a benzedeira, por exemplo.
Também estarão expostas homenagens ao professor e pesquisador Franklin Cascaes, ao poeta simbolista Cruz e Sousa e à professora e deputada Antonieta de Barros , personagens que deixaram suas marcas pessoais na História de Santa Catarina.
Serviço
O quê: Exposição Tradições: saberes e fazeres, de Osmarina e Paulo Villalva
Onde: Centro de Cultura do Continente – Avenida Engenheiro Max de Souza – Coqueiros – Florianópolis
Quando: Hoje (25/01) às 19 horas; a partir de amanhã, 26, de segunda a sexta-feira, das 13 às 18 horas – Até 31 de março de 2023