
Rondonistas realizam oficina de horticultura em Manacapuru – AM – 2009 (Foto Wilson Dias/Projeto Rondon)
A UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) está recebendo inscrições para selecionar alunos que queiram participar da próxima edição do Projeto Rondon que será realizada de 6 a 23 de junho em cidades do Estado de Rondônia. O edital foi publicado pela Pró-Reitoria de Extensão e os interessados têm até o dia 8 de janeiro para concorrerem às doze vagas oferecidas pelo Departamento de Projetos Sociais do Ministério da Defesa, que é o responsável pela execução do Projeto Rondon.
Os municípios rondonienses onde será desenvolvido o Projeto são Alta Floresta D’Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Campo Novo de Rondônia, Castanheiras, Costa Marques, Nova Brasilândia D’Oeste, Novo Horizonte do Oeste, Parecis, Primavera de Rondônia, Santa Luzia D’Oeste, São Felipe D’Oeste e Seringueiras. O centro regional será em Porto Velho.

Operação Zero, marco inicial do Projeto Rondon. Embarque para Rondônia em julho de 1967 (Imagem de divulgação/Projeto Rondon – Agência Brasil)
O Projeto Rondon nasceu no governo militar, quando o presidente era o general Costa e Silva, sob a égide nacionalista “integrar para não entregar”, uma estatégia da doutrina de segurança nacional para impedir a “internacionalização da Amazônia”, que é um dos fantasmas que assombram os alunos das escolas preparatórias de oficiais das Forças Armadas. O outro fantasma é o comunismo.
O objetivo era levar universitários para regiões carentes e repassar aos moradores, professores, líderes comunitários e funcionários das prefeituras locais conhecimentos ligados à saúde, saneamento e meio ambiente, com projetos simples que poderiam ter continuidade com os recursos existentes nas próprias comunidades. O Projeto Rondon, em sua primeira fase – entre 1967 e 1989, envolveu mais 350 mil estudantes, segundo o Governo Federal. A iniciativa foi retomada em 2005 por sugestão da UNE (União Nacional dos Estudantes) e com um novo slogan: “lição de vida e de cidadania”.
O nome do projeto é homenagem ao sertanista Cândido Mariano Rondon, para quem todo louvor é pouco.
Aproveito para parabenizar os rondonienses pelo 41° aniversário da instalação do Estado de Rondônia.