01 de dezembro de 2022

Uma questão de vista

Por José Carlos Sá

Escala de Snellen (Foto JCarlos)

A sala de espera do consultório da oftalmologista tem um letreiro interessante, que chamou minha atenção. Reproduz uma “Escala de Snellen Optométrica”, também conhecida como tabela para exame de vista, que tem a mensagem “O essencial é invisível aos olhos”. Imediatamente me lembrei de uma bricadeira da qual participei e que poderia ter tido uma consequência trágica.

O AnalfaBrecht (Reprodução)

Eu trabalhava na Fiero (Federação das Indústrias de Rondônia) e estávamos em viagem pelo interior do Estado. Na recepção do Hotel Paraná, em Jaru – RO, enquanto esperávamos o restante da comitiva, o Mesquita, que era o motorista, e eu nos distraímos lendo os cartazes que enfei(t)avam o local. Um deles era o texto atribuído ao teatrólogo alemão Bertold Brecht intitulado “O Analfabeto político”.

Enquanto estávamos nessa brincadeira, chegou o saudoso José Faid, então chefe de gabinete da Federação. Ele viu a distância que estávamos do cartaz e duvidou que pudéssemos ler o que esta impresso nele. Eu comecei a recitar: “O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos…” Faid, que usava lentes tipo “fundo de garrafa” ficou preocupado, pois da distância em que estávamos, ele só via a cor do cartaz e acreditou que a miopia dele estava piorando. Rimos muito e fomos embora.

Semanas depois Miguel de Souza, que então era o presidente da Fiero, me encontrou e disse sério: – Lembra daquela brincadeira que vocês fizeram com o Faid?

Eu não lembrava.

– De fingir que estava lendo um cartaz…

– Ah! Sim, ele ficou agoniado…

– Pois é, ele quase morreu por causa da graça de vocês. Quando nós voltamos da viagem ele foi ao médico que sugeriu uma cirurgia para corrigir a visão. Na mesa de operação o Faid passou mal e quase morreu!

A partir daquela advertência, eu penso um pouco antes de brincar com gente que fica impressionada com tudo…

Tags

Baú do Zé Bertold Brecht Fiero Hotel Paraná Jaru José Faid Miguel de Souza Rondônia Sargento Mesquita 

Compartilhar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*