20 de novembro de 2022

Homenagem no Dia de Zumbi

Por José Carlos Sá

Rosa Mametu Muzambê Emília, em foto de arquivo, quando recebeu homenagem em 2021 (Foto Amanda Franciele)

O terreiro de Candomblé N’Zo N’Gana Kixaxi, comandado por minha irmã Rosa Emília,  é uma das entidades agraciadas com o Prêmio Zumbi dos Palmares – 2022, que é promovido pela Prefeitura de Contagem – MG e realizado anualmente no dia 20 de novembro, no dia da Consciência Negra e de Zumbi de Palmares. A entidade foi selecionada entre as inscritas por uma comissão julgadora formada por representantes da administração municipal e por lideranças do movimento negro de Contagem, indicados pelo Compir (Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial). A entrega de diplomas e troféus será daqui a pouco na Cidade Industrial de Contagem.

Rosa é a Mametu Muzambê da casa N’Zo N’Gana Kixaxi, que no idioma Bantu quer dizer “Casa do Senhor das Palhas”. A casa foi criada cinco anos e faz atendimentos espirituais, presta apoio famílias carentes da região do bairro Bernardo Monteiro, com distribuição de cestas básicas, direcionamento ao mercado de trabalho e amparo a pessoas que desejam abandonar o uso de drogas. Ela foi uma das quinze pessoas escolhidas, em 2021, para receber Prêmio “Efigênia Francisca” pelo trabalho social que realiza, também em Contagem.

Serão homenageadas as instituições N’Zo N’Gana Kixaxi, Instituto de Assistência Social Droma Romani, N’zo N’kosi (Filhos da Mata Virgem) e, individualmente, Andréa da Silva, Cássia Pinto Coelho Dias, Evaldo da Conceição Ricardino, Geraldo José de Brito,  Luciana Patrícia Arruda, Mônica Aparecida Gonçalves da Costa e Parícia Pereira.

Tags

Bairro Bernardo Monteiro Contagem Prefeitura de Contagem Rosa Emília 

Compartilhar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*