03 de novembro de 2022

Circuito de cultura e livros

Por José Carlos Sá

Sempre que posso estou participando da vida cultural em São José, Biguaçu, Palhoça e Florianópolis. Sempre que há um evento cultural em que o horário e a distância favorecem, compareço. Com isso fico conhecendo pessoas ligadas às artes em todas as expressões possíveis, seja literatura, artes plásticas, fotografia e, especialmente, a cultura popular.

Foi o caso dos lançamentos dos livros Arquivos Implacáveis – Meyer Filho (Cais Editora e Instituto Meyer Filho, Florianópolis, 2022) e O murmúrio das pedras (Editora Rosafrancesa, Palhoça, 2022). Em ambos participei como colaborador para que os respectivos projetos saissem do papel, ou melhor, fossem para o papel. Fiquei feliz em ver os dois sonhos concretizados por seus idealizadores.

Lufas, a capa do livro e uma performance bruxólica… (Fotos JCarlso e reprodução)

O murmúrio das pedras, de Lufas Souza (pseudônimo de Luis Fabiano de Souza), é um romance que surgiu de um sonho (literalmente) que o autor teve há mais ou menos 12 anos sobre bruxas que habitavam a Nossa Senhora do Desterro, na Ilha de Santa Catarina, por volta de 1800.

Ele começou a escrever a história depois deixou de lado, foi desenvolver outros projetos, como a edição de livros infantis. Mas as bruxas não lhe deram sossego e ele volta e meia se lembrava do livro começado. Há dois anos, não aguentando mais o enfeitiçamento, resolveu concluir a obra, mas não sabia como editar, até que recebeu a “inspiração” de promover um financiamento coletivo, também conhecido como “vaquinha online” e deu certo. A história está na rua

O livro pode ser adquirido através do e-mail do autor que é luis.fabianosouza@hotmail.com

Meyer Filho, uma de suas obras e a capa do livro (Reproduções). No canto esquerdo, um registro do seminário sobre isso tudo, em que cheguei no final (Foto JCarlos)

Já os Arquivos Implacáveis Meyer Filho tem o mesmo nome da exposiução a que fomos visitar e já mencionei aqui (link nos comentários). O livro tem 424 páginas, além de um suplemento com material pedagógico, e reúne, na primeira parte, reproduções de documentos, de caricaturas, cartuns e obras de Meyer Filho em várias épocas e estilos. Na segunda parte, as organizadoras Gabi Bresola e Kamilla Nunes reuniram uma seleção de textos sobre a obra do homenageado, publicados em veículso de comunicação catarinenses e em outros estados. Também há uma cronobiografia e um currículo de Meyer Filho.

O lançamento aconteceu durante um seminário que foi realizado dia 27 de outubro, na mesma galeria do MASC (Museu de Arte de Santa Catarina) onde está em exposição as obras, escritos, fotos e objetos pessoais de Meyer Filho. Infelizmente, já cheguei no finalzinho e não pube apreciar as palestras, mas trouxe os livros para casa.

Tags

Arquivos Implacáveis Florianópolis Luis Fabiano Souza MASC Meyer Filho NS do Desterro O murmúrio das pedras 

Compartilhar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*