
Os recenseadores usam várias táticas para conseguirem que os moradores os recebam e respondam ao Censo (Foto JCarlos)
O Censo está nas ruas já pelo terceiro mês e ainda há resistência em receber o agente do IBGE. Cada recenseador cria as próprias estratégias para conquistar a confiança das pessoas que precisa entrevistar.
Um deles ensina que não se deve bater palmas no portão das casas, “pensam que é pedinte. Tem que gritar: É o Bê-gê-ééééééé!'”
Uma outra recenseadora tenta mais intimidade, quando a pessoa – que não está disposta a responder – informa a data de nascimento, diz, “olha que legal, é o mesmo dia em que nasci!” A recenseadora, porém, vai mudar de método, pois podem pedir a comprovação. “Vou dizer que é o mesmo dia do aniversário da minha mãe…”
Chantagem sentimental também vale. Esta estratégia é usada por vários recenseadores e, na maior parte das vezes, dá certo.
Quando encontram uma pessoa que está reticente e que pede para o recenseador voltar outro dia, não o atende ou diz que não tem tempo para responder o questionário, o jeito é apelar para o coração:
“Só está faltando o(a) senhor(a) para eu fechar este setor. Eu trabalho por produção, se não puder responder o Censo, não vou receber meu pagamento…” A frase deve ser dita com voz trêmula, com os olhos fixados no chão. Está dando certo.

Eder Jofre (dir) soca o japonês Masahiko Harada uma das vezes em que se enfrentaram (Foto BRK Boxing History)
Mas a tática que entendi como mais eficiente é aquela que alia conhecimentos gerais, relacionando o nome do entrevistado com alguma celebridade na época em que ele – entrevistado – nasceu.
– Qual o nome do senhor?
– Jofre Reis Pereira.
– Data de nascimento?
– 13 de agosto de 1965.
– Desculpe perguntar. O nome do senhor é por causa daquele lutador de box?
– É sim! Meu pai era fã do box e tinha admiração por esse Jofre [Eder Jofre*] que dava porrada em todo mundo…
* Eder Jofre (1936-2022) foi tricampeão mundial de boxe, campeão peso-pena pelo Conselho Mundial de Boxe, e campeão do peso-galo pelo Conselho Mundial de Boxe e pela NBA, posterior Associação Mundial de Boxe. O fato narrado neste post aconteceu dia 29 de setembro de 2022, três dias antes que a morte do ex-lutador fosse divulgada.