12 de setembro de 2022

Um dinossauro chamado Guilherme

Por José Carlos Sá

Admiro os educadores que utilizam métodos alternativos para tranferir conhecimentos a seus alunos. Recentemente vi professores das redes municipais de São José, Biguaçu e Palhoça aplicando atividades diferentes para que os alunos compreendam os conteúdos de disciplinas variadas.

Logo do Acampamento Regional de Lobinhos de 2022 (Reprodução)

Essa criatividade eu vi em uma atividade dos escoteiros ocorrida no final de semana em Porto Velho. Dirigida ao Ramo Lobinho (crianças de 6,5 a 10 anos), o Acampamento Regional de Lobinhos 2022 – Jurassic Seeonee foi promovido pela Região Escoteira de Rondônia.

Com o mote da franquia cinematográfica Jurassic Park, do diretor Steven Spielberg, os idealizadores do acampamento quiseram “promover diversas atividades onde os “Dinolobos” pudessem desenvolver seus conhecimentos e habilidades através de jogos, pinturas, canções e descobertas”.

Um dos realizadores do evento foi o chefe Guilherme Munhoz, do Grupo de Escoteiros do Ar O Catalina, que tem formação em biologia. Ele contou o que a garotada das Alcateias fizeram no acampamento temático:

Montando o quebra-cabeças jurássico – é a montagem dos ossos encontrados nos sítios arqueológicos/paleontológicos (Reprodução)

“Conheceram os animais jurássicos e da megafauna brasileira através de jogos da memória; contaram um pouco de sua própria história, como nossos antepassados faziam por meio de pinturas rupestres; fizeram caça a ovos petrificados de dinossauros; sentiram a emoção de voar como um Pterodáctilo, através da descida pela tirolesa; escavaram em ‘sítio arqueológico’ para descobrir fósseis de animais da megafauna de nossa região (Nostiomastodon platensis, Eremitherium laurillardi e Glypttherium sp.); e fizeram modelagem ovos de dinossauros usando massinha criada por eles; além de desenvolveram outras atividades durante o acampamento.

Seeonee é o nome da floresta onde Mowgli foi criado pela matilha de lobos. É uma criação literária do escritor Rudyard Kipling, que publicou em 1894 o Livro da Selva, obra que inspirou o criador do Escotismo, Baden Powell, a acrescentar o Ramo Lobinho, dando oportunidade aos irmãos pequenos dos escoteiros (11 a 14 anos) também participassem de atividades próprias para a faixa etária deles.”

O ‘Guinossauro’ em ação (Reprodução)

O Guilherme se dedicou tanto à atividade que recebeu o apelido dos lobinhos de “Guinossauro”, que ele próprio já fez a classificação científica: Impacientosaurus catalinensis. Sá, 2022.

Participaram do acampamento as alcateias dos grupos O Catalina, 1º de Maio, Avalon e Tribo de Gade. As fotos são dos escotistas Marcilene (Akela), Marília, Marcelo e Escoteiro Augusto, além do próprio Guilherme e também foram retiradas da página do Grupo O Catalina no Facebook.

Conhecendo a megafauna (Reprodução)

Aprendendo a fazer as pinturas rupestres (Reprodução)

Dando uma volta de pterodáctilo… (Reprodução)

O T. Rex apareceu por lá também (Reprodução)

O Chefe Marcelo coordena a caça aos ovos pretrificados de dinossauros (Reprodução)

Chefe Regis se prepara para puxar uma canção, a Oração de São Francisco (Reprodução)

Chefe Guilherme, meio dino, meio escoteiro explicando sobre animais peçonhentos, ciclo de vida da lepdoptera e diferenças entre as lagartas de mariposa e borboleta.(Reprodução)