10 de setembro de 2022

Sincretismo da fotografia

Por José Carlos Sá

Ao chegar à 1ª Bienal do Livro de São José (repito, uma excelente ideia!) você encontra logo de cara a exposição de fotográfica São José de todos os santos, de autoria de Tereza Bez, com participação de Victor Hugo Silva, na edição. A primeira mostra do trabalho foi feita em novembro de 2021 na galeria do Museu Histórico de São José e nós tentamos ir, mas fomos na hora errada.

As fotos da Tereza são uma síntese do sicretismo religioso existente no Brasil desde a chegada dos europeus. A artista retratou diversas manifestações de ritos da Umbanda de Almas e Angola, Culto da Jurema Sagrada e iconografia da Igreja Católica.

Tereza Bez nos disse que a fotografia é um hobby para ela, mas que nem por isso abre mão da qualidade de seu trabalho e refaz o trabalho até sair como ela queria. Contou também como foi dificil realizar as fotos que fazem parte da exposição. “A gente não podia mexer nas imagens para melhorar o ângulo, ou havia culto naquele dia e não era possível fotografar”. As fotos em que aparecem pessoas com os trajes de entidades dos ritos afor-brasileiros, são atores que atuavam em um espetáculo sobre o tema, cujo nome eu me esqueci…

Gostamos muito do trabalho da Tereza e, o melhor, dissemos isso a ela pessoalmente. Abaixo uma mostra da mostra, excepcionalmente, sem legendas:

 

 

Tags

1ª Bienal do Livro de São José Fotografia Sincretismo religioso Tereza Bez 

Compartilhar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*