Não sei quando começou – não é coisa recente – os fabricantes diminuíram a quantidade de produto nas embalagens ou a própria embalagem e aumentarem o preço daquele item.
A Marcela, que faz o “rancho” habitualmente, sempre comenta esse fenômeno mercadológico, que os economistas chamam de “reduflação” e definem assim: “É o processo mediante o qual os produtos diminuem de tamanho ou quantidade, enquanto o preço se mantém inalterado ou sofre um qualquer acréscimo”.
Com a inflação a 11,89% a busca de promoção nos supermercados virou uma rotina. Usando aplicativos de comparação de preços e mesmo na observação dos cartazes colocados nas portas dos estabelecimentos, a Marcela está sempre atenta para ofertas.
Antes de ser conferida pessoalmente, é feito a conta se vale a pena ir em tal lugar, tomando-se em consideração a distância e o consumo da gasolina necessária para chegar até tal pechincha.
Na semana passada, trafegando por um rua que não é habitual nos nossos deslocamentos, uma oportunidade se materializou em um reclame: “Ovos – R$ 13,99”! Aquilo era tentador, perto da nossa casa e no supermercado em que compramos habitualmente, uma cartela com 30 ovos está variando de R$ 17 a 19,99…
Ela estacionou para ver a dádiva e ficou tão decepcionada que enviou uma mensagem para mim na hora: “Os ovos ‘dançam’ na embalagem”, disse frustrada…
De tão pequenos, estavam mais para ovos de codornas do que de galinhas.